«

»

set 18 2015

ELEIÇÕES MUNICIPAIS JÁ NÃO TERÃO CAMPANHAS FINANCIADAS POR EMPRESAS

Está criada a maior confusão, pois o Congresso aprovou projeto mantendo a contribuição de empresas para as campanhas eleitorais, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, finalmente, proibir o financiamento privado aos candidatos, valendo já para a eleição municipal de 2016.

A Corte encerrou o julgamento, iniciado em 2013, de uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que questionou artigos da Lei dos Partidos Políticos e da Lei das Eleições.

Esses artigos autorizam as doações de empresas para partidos políticos e candidatos. Por oito votos a três, a maioria dos ministros entendeu que as doações desequilibram a disputa eleitoral.

Foi explicado ontem, no STF, que esta decisão torna inconstitucional o projeto aprovado pelo Congresso e que está no Palácio do Planalto para ser sancionado, mas provavelmente será vetado pela presidente Dilma Rousseff.

Vetar financiamento de empresas às campanhas eleitorais é atitude que revoluciona a política, pois os candidatos terão de trabalhar com recursos baixíssimos, sem experiência nesse tipo de procedimento.

O fim do financiamento privado recebeu votos do relator, ministro Luiz Fux, e dos ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Joaquim Barbosa (aposentado), Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Carmen Lúcia.

Teori Zavascki, Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram a favor das doações de empresas. Edson Fachin não votou, porque substituiu Barbosa, que havia votado no início do processo .

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*