«

»

set 02 2014

ELEITORES REJEITAM OS POLÍTICOS E AINDA NÃO TÊM CANDIDATOS NO DF

RENATO RIELLA

Tomei conhecimento de uma pesquisa bem recente da Dados Opinião, com resultado assustador: neste momento, mais de 85% dos brasilienses nem querem pensar em eleição de deputado e não têm candidato na cabeça.

Mesmo entre os 15% que afirmam já ter candidato a deputado federal ou distrital, ainda há incertezas, com gente escolhendo Roriz, por exemplo, como se este estivesse concorrendo. E muitos indicam voto na deputada federal Jaqueline Roriz, que vai dançar na Justiça Eleitoral, deixando um buraco no eleitorado.

O eleitor do DF está distante da eleição, desencantado. Mesmo nas votações de governador e senador, a indefinição de voto ainda é superior a 50%.

Trata-se de fenômeno a ser explicado por quem tiver opinião sobre isso. Da minha parte, imagino que a classe política está sendo rejeitada pelos cidadãos. Corre o risco de, na eleição de 5 de outubro, haver um nível recordista de voto jogado fora.

A título de comparação, consultei pesquisas da Dados Opinião de 2002, 2006 e 2010.

Em todos esses anos, nesta época do ano, mais de 50% dos eleitores já tinham sugestões de voto para deputado federal e deputado distrital.

Se 85% ainda não têm candidato, os políticos estão jogando fora seus recursos há quase dois meses, sem conseguir sensibilizar o povo. Pode dar qualquer resultado, com muitas zebras.

Que vergonha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*