«

»

mar 31 2019

Em hebraico, Bolsonaro diz que “ama” Israel

Ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a quem chamou de irmão, o presidente Jair Bolsonaro afirmou duas vezes em hebraico “eu amo Israel”. Bolsonaro enfatizou que a cooperação nas áreas de segurança e defesa interessam muito ao Brasil.

“Pretendemos aproximar nossos povos, nossos militares, nossos estudantes, nossos cientistas, nossos empresários e nossos turistas”, disse, depois de participar de honras militares, ouvir os hinos nacionais, fazer revista da guarda de honra e cumprimentar as delegações.

Bolsonaro agradeceu Netanyahu por ter comparecido à cerimônia de sua posse, em janeiro, e ressaltou que foi essa foi a primeira visita de um chefe de governo israelense ao país. O presidente também agradeceu a ajuda do primeiro-ministro na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, que ocorreu em 25 de janeiro. “Isso jamais será esquecido.”

Bolsonaro lembrou que Brasil e Israel se afastaram no passado, mas que agora está firmemente decidido em fortalecer a relação entre os dois países. “Mas Deus sabe o que faz, e voltamos”, disse, acrescentando que as duas nações prezam a democracia e que podem alcançar grandes feitos.

No início de sua fala, de seis minutos, Bolsonaro lembrou que seu nome também é Messias e recordou outras visitas que fez ao país, inclusive quando foi batizado no rio Jordão. “Foi uma emoção com compromisso, uma fé verdadeira, que me acompanhará pelo resto da vida”, descreveu.

Ele relatou ainda que falou várias vezes durante a campanha que Israel não é tão rico como o Brasil em recursos naturais e “outras coisas”. “Mas olha o que eles não têm e o que são. Olhe o que nós temos e o que não somos”, comparou.

Hoje, Bolsonaro se encontra com  Benjamin Netanyahu. Há previsão de uma declaração conjunta às 19h15 no horário local — 13h15 no horário de Brasília. Antes disso, o presidente deve assinar acordos entre os países.

Fonte: Estadão Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*