«

»

jan 11 2017

EM MEIO À CRISE, GDF DECIDE FAZER RAIO X COMPLETO DO TRANSPORTE COLETIVO EM BRASÍLIA

 

O Governo do DF, diante da crise gerada pelo aumento da passagem dos ônibus e do Metrô, decidiu que o sistema de transporte público coletivo brasiliense passará por uma avaliação criteriosa, para tirar todas as dúvidas.

Foi publicada no Diário Oficial do DF a dispensa de licitação para contratar a instituição que fará o processo de avaliação, com duração de seis meses.

Na verdade, o povo quer saber: por que o ônibus de Brasília é o mais caro do Brasil?

Para verificar isso, serão estudados os contratos e a atuação das cinco empresas ganhadoras da licitação, feita em 2011, que dividiu o atendimento do transporte coletivo em bacias.

“Isso vai nos fazer entender como está funcionando o sistema”, resume o secretário adjunto de Mobilidade, Dênis de Moura Soares.

Os relatórios técnicos avaliarão, entre outros itens, o fluxo de caixa, os investimentos e a relação de custos e despesas das concessionárias.

Com a avaliação independente do setor, será possível, de acordo com o secretário adjunto, ter precisão sobre a tarifa necessária para custear o sistema.

No entanto, ele pode ter uma surpresa amanhã (quinta), quando quase certamente a Câmara Legislativa vai suspender o aumento de passagens autorizado no dia 1º de janeiro.

“Hoje, o que nós temos de disponibilidade orçamentária é insuficiente, se mantivermos o valor original”, explica. “Se, com essa avaliação, identificarmos que foi pago a mais, vai ser feito o equilíbrio do contrato” – disse o secretário.

Outro ponto será a análise do mecanismo de bilhetagem automática para checar dados, como transparência e precisão das informações.

Nesse sentido, será feito estudo de campo para a comparação da demanda real com a que é registrada atualmente. “Conseguiremos ver exatamente as falhas existentes para corrigi-las”, diz Soares.

O processo, que teve o auxílio da Controladoria-Geral do DF para desenvolvimento do termo de referência, avaliará também a qualidade do serviço prestado à população. A instituição contratada será a Fundação Getulio Vargas, e o investimento será de R$ 4,8 milhões.

As cinco empresas vencedoras da licitação de 2011 são a Piracicabana, a Pioneira, a Marechal, a Expresso São José e a Urbi. Todos os contratos têm duração de dez anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*