«

»

mar 31 2021

EMPREGOS SURPREENDEM, COM 401 MIL CONTRATAÇÕES

Surpreendeu ontem a notícia de que o Brasil fechou o mês de  fevereiro com saldo positivo de 401.639 postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

 

Em janeiro, já havia ocorrido a criação recorde de 258.141 vagas, mostrando a recuperação acelerada do mercado de trabalho formal brasileiro, que pode, no entanto, sofrer impacto negativo com o fechamento de atividades neste mês de março.

 

No acumulado do ano de 2021, foi registrado saldo de 659.780 empregos, decorrente de 3.269.417 admissões e de
2.609.637 desligamentos.

Os empregos cresceram mais em Serviços: +173.547 postos.

 

MULHERES – Senado aprovou projeto que pune com multa as empresas que remunerarem mulheres com um salário inferior a homens que exerçam a mesma função.

 

A multa proposta é de cinco vezes a diferença salarial constatada, a ser paga à funcionária lesada. O projeto segue à sanção presidencial.

 

PIB – Ipea projeta crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) em 2021, com queda estimada de 0,5% no primeiro trimestre do ano.

 

WHAT – Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou que vão ser liberadas transações pelo WhatsApp.

Estarão disponíveis assim que o WhatsApp liberar a modalidade. Caberá ao próprio aplicativo definir as tarifas de transação.

 

DIGITAL – Presidente Bolsonaro sancionou a Lei 14.129, conhecida como “Governo Digital”, que trata sobre princípios, regras e instrumentos para implementação de iniciativas de Governo Digital e para o aumento da eficiência pública.

 

O Governo vai oferecer cada vez mais serviços através dos meios digitais, na plataforma única Gov.br, com acesso por computadores ou dispositivos móveis.

 

NEGÓCIOS – Presidente Bolsonaro assinou Medida Provisória (MP) com o objetivo de modernizar e desburocratizar o ambiente de negócios no Brasil, melhorando a posição do país no ranking Doing Business do Banco Mundial.

 

O documento traz mudanças legislativas para a simplificação de abertura de empresas, a proteção aos investidores minoritários, a facilitação no comércio exterior de bens e serviços e a liberação de construções de baixo risco, entre outros.

De acordo com o Ministério da Economia, a MP deve elevar o Brasil de 18 a 20 posições no ranking.

 

MILITARES – General Braga Netto assumiu o Ministério da Defesa e decidiu ontem afastar os três comandantes militares (Exército, Marinha e Aeronáutica), mas ainda não designou novos ocupantes para esses cargos.

 

O fato gera grande repercussão na imprensa, coincidindo com a data de hoje (31 de março), que marca o movimento militar que tomou o domínio político no Brasil em 1964.

 

Sobre isso, Braga Neto soltou nota em que defendeu a comemoração dos 57 anos da derrubada do ex-presidente João Goulart pelos militares, despertando críticas de áreas políticas diversas e da imprensa de maneira geral.

 

PROTESTO – Haverá protesto nacional hoje, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, pela reabertura das atividades econômicas na pandemia e apoio ao Presidente Bolsonaro.

 

Nas redes sociais, fala-se da chegada a Brasília de 200 ônibus com manifestantes vindos de diversos estados.

 

 VACINAÇÃO – O Brasil atingiu ontem a marca de 16,9 milhões de vacinados contra a Covid-19, o que correspondente a 8% da população nacional.

 

Ontem houve novo recorde de mortes por Covid-19 registradas em 24 horas: 3.780.

Total subiu para 317.646.

 

 LEITOS – Senado aprovou o programa Pró-Leitos, que autoriza empresas a contratarem leitos de entidades privadas para uso do Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento da Covid-19. O texto vai à sanção presidencial.

 

E a Câmara dos Deputados aprovou projeto que estabelece prioridade no atendimento integral da demanda de oxigênio da rede hospitalar pública ou privada durante a pandemia. O texto será enviado ao Senado.

 

 COMITÊ – Hoje, às 9h, tem reunião no Palácio do Planalto do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, composto pelo Presidente Bolsonaro e Presidentes do Senado (Rodrigo Pacheco) e da Câmara, Arthur Lira), além de representante do Conselho Nacional de Justiça.

 

 ECONOMIA – Dólar comercial fechou ontem a R$ 5,762, com pequena queda de 0,08%.

Bolsa de Valores subiu para 116.850 pontos, com alta de 1,24%.

Por RENATO RIELLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*