«

»

jan 19 2021

Enfermeira do Hran é primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no DF

  • Técnica de enfermagem Karina de Jesus Silva
  • Fisioterapeuta Ana Paula Barbosa Pereira
  • Médica Juliana Bento da Cunha
  • Auxiliar de limpeza Narcisa Trajano de Araújo
  • Vigilante Pedro Teodoro

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou do ato, ao lado do secretário de Saúde Osnei Okumoto e de outras autoridades da capital.

Segundo o chefe do Executivo local, toda equipe que está de plantão no Hran nesta terça-feira será vacinada. O GDF, porém, não divulgou números.

“Esperamos que toda população seja vacinada o mais breve possível, deixando esse terror para trás.”

Ibaneis disse ainda que a etapa da campanha de vacinação deve terminar em cinco dias. “Esse é um momento histórico”, comentou.

Nesta primeira fase, serão imunizados os idosos e deficientes que vivem em instituições de acolhimento, além de indígenas e profissionais que trabalham na linha de frente contra a Covid-19, nas redes pública e privada.

Segundo a Secretaria de Saúde, estão disponíveis na capital 106.160 doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A pasta afirma que, neste momento, a aplicação das doses vai ocorrer em 16 unidades de saúde.

O público-alvo desta primeira etapa é estimado em 53.080 pessoas. Não há data definida para o atendimento do restante da população.

A CoronaVac compreende a aplicação de duas doses da vacina, com intervalo de 14 dias. O total recebido pela Secretaria de Saúde é suficiente para aplicar as duas doses em todo o público-alvo desta primeira fase.

Segundo a pasta, os pacientes devem guardar o comprovante da primeira dose para apresentar no retorno. Ambos atendimentos devem ocorrer na mesma unidade de saúde.

Ao anunciar o início da vacinação, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valério, reforçou que as medidas de prevenção devem continuar até mesmo entre os imunizados.

“Até que nós consigamos fazer a prevenção de toda a população do Distrito Federal, permanece a orientação do uso de máscara, higienização das mãos e manter a distância”, destacou.

Com informações e foto: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*