«

»

maio 27 2016

ENTORNO SE TRANSFORMOU NUMA BAIXADA FLUMINENSE. AGORA, DF E GOIÁS TENTAM MELHORAR A SEGURANÇA

O Entorno de Brasília, reunindo mais de duas dezenas de municípios goianos, é uma área caótica, com péssimas condições de segurança, transporte coletivo de baixa qualidade e muitos outros serviços ruins.

Agora, os governos do DF e de Goiás tentam agir em conjunto na Segurança Pública. Não dá para esperar muita coisa, pois as condições sociais e de infraestrutura desta área próxima de Brasília são deficientes.

Os dois governos assinaram um protocolo de intenções para implementar o Pacto de Segurança Integrada para o Entorno.

Com isso, prevêem que forças de segurança das duas unidades da Federação trabalharão em conjunto.

Tomara que funcione! Na década de 80, a imprensa já alardeava que o Entorno estava se transformando numa nova Baixada Fluminense. Apesar de seguidas advertência, quase nada foi feito e esta triste realidade se concretizou.

Águas Lindas, município goiano influenciado pela Ceilandia (DF), foi nos últimos anos modelo negativo de segurança precária, com índices de crescimento populacional anormais e policiamento sempre precário. Mesmo assim, as atividades desse Pacto não começam por esta cidade.

As ações previstas partem dos programas Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, da capital federal, e Goiás com Vida, do Executivo goiano.

Ambas apostam na união entre as forças de segurança e outros órgãos de governo para construir uma cultura de paz. Entre as prioridades estão o aumento nas apreensões de drogas e de armas, a solução de crimes contra a vida e a diminuição da vulnerabilidade social.

Serão tratados, em uma primeira fase, especialmente dois municípios de Goiás: Cidade Ocidental e Valparaíso.

Está incluído no acordo o compartilhamento de softwares e das bases de dados de crimes violentos contra a vida e contra o patrimônio, de tráfico de drogas, de identificação civil e de criminalística.

As primeiras ações devem ocorrer em junho. Antes disso, os gestores se reunirão em Goiânia (GO), para definir metas e estratégias para as forças.

Será instituída a Força de Atuação Integrada no Entorno, que respeitará protocolos de procedimento integrados nas áreas que compreendem a Ride. Serão realizadas capacitações conjuntas e criadas câmaras temáticas, para analisar tópicos específicos ou prioritários.

Vale lembrar, que a crise de segurança no Entorno tem sido tão grave que a Força Nacional, policiamento gerado pelo governo federal, esteve à disposição da área durante alguns anos, evitando situações mais dramáticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*