«

»

jun 29 2018

Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul será reaberto amanhã(30) com muita festa

O  Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul reabre suas portas para a comunidade amanhã (30), a partir das 14h, com atividades externas, e oficialmente às 16h. A Secretaria de Cultura reúne artistas do teatro, artes plásticas, grafite, música, cinema e circo que fizeram história no local. A programação ocupará os recém-reformados teatros e galerias do espaço.

“Estamos devolvendo progressivamente os espaços culturais que encontramos fechados em 2015. E não estamos falando apenas das edificações, mas também de um modelo de gestão que irá garantir programação qualificada e continuada”, diz o secretário de Cultura, Guilherme Reis, que participou como ator da primeira montagem realizada no local, em 1974.

Na abertura do Espaço,show da cantora Ellen Oléria, apresentação do espetáculo teatral Memória Presente, dirigido por Hugo Rodas; intervenção circense do Coletivo Instrumento de Ver; abertura da exposição coletiva OndeandaOnda3, lançamento do Catálogo BSB Plano das Artes; performance do artista plástico e multi-instrumentista Renato Mattos; e projeção do filme Rock Brasília, seguida de debate com o diretor, Vladimir Carvalho.

Nas galerias, estreia a terceira edição da megaexposição Ondeandaonda, com curadoria de Wagner Barja (Museu Nacional). A mostra reúne uma centena de quadros, instalações e esculturas de artistas locais, cedidas por 19 galerias da cidade. Do lado de fora, a partir das 14h de sábado, começa o trabalho de grafitagem de parte da fachada externa por grandes nomes da arte urbana do DF. Em parceria com o Fórum de Graffiti do DF, mais 50 grafiteiras e grafiteiros irão completar o visual do Espaço Cultural Renato Russo, acompanhados de Food Trucks e DJ.

Aguardada com grande expectativa, a devolução deste expressivo lugar de cultura e arte – com instalações totalmente renovadas e acessíveis – representa um momento histórico. “Este é o marco do reencontro da comunidade artística de Brasília com um dos nossos principais lugares de fruição cultural, que ficou interditado em 2013 depois de décadas de falta de manutenção”.

Após a criação do programa Lugar de Cultura, previsto na Lei Orgânica da Cultura (LOC), o centro cultural da 508 Sul, bem como todos os demais espaços públicos de cultura do DF, ganha equipamentos e gestão modernizados, programação continuada e um compromisso com a preservação do patrimônio artístico e cultural do DF. “Invertemos a lógica do como cuidar dos nossos bens culturais. Não vamos mais esperar a degradação para tomar previdências como era feito historicamente, mas garantir sustentabilidade para as próximas décadas e gerações que ocuparão estes espaços”, afirma o secretário.

Com investimento total de R$ 6,2 milhões, as intervenções nas áreas internas e na fachada do Espaço Cultural Renato Russo iniciaram em setembro de 2016 e contemplaram reparação de toda a estrutura predial; reforma das salas multiuso, dos teatros, da Biblioteca das Artes e do foyer; revisão das instalações hidráulica e elétrica; instalação de elevador e intervenções para garantir acessibilidade, além de sistemas mais modernos de iluminação, som e projeção para salas, teatros e galerias.

Além da transformação em termos estruturais, o Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul teve seu modelo de gestão modernizado também. A partir de agora, a Secretaria de Cultura contará com a parceria de uma organização da sociedade civil na gestão e programação de todas as salas, galerias e teatros que compõem o equipamento. As propostas estão em fase de análise e o resultado final do chamamento público para seleção da OSC está previsto para o final de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*