O Espaço Oscar Niemeyer, fechado desde 2015, será reaberto neste sábado (24). O local, que integra o complexo arquitetônico e cultural da Praça dos Três Poderes, funcionará como espaço expositivo e será dirigido por Charles Cosac, que também está à frente do Museu Nacional da República.
A ideia é que o espaço receba obras de artistas brasileiros. “O Espaço Oscar Niemeyer abrigará exposições de arte contemporânea produzida principalmente em Brasília”, explica. Ele diz que o local abrigará uma exposição permanente sobre o arquiteto. Serão peças, croquis, desenhos e fotografias que mostram o trabalho de Niemeyer e da construção da capital.
O local será reinaugurado com a exposição do artista goiano Siron Franco, Césio 137. A mostra conta com 50 óleos sobre papel inéditos, 12 telas e quatro esculturas que contam por meio da arte o maior acidente radioativo em área urbana no Brasil, ocorrido em 1987. A exposição de reabertura ficará aberta ao público até o dia 30 de outubro.
Localizado no Bosque dos Constituintes, o Espaço foi projetado por Oscar Niemeyer em 1988, e tem uma área de 433m2. O prédio de traços arredondados compõe o complexo arquitetônico e cultural da Praça dos Três Poderes.
A reabertura é mais uma entrega da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que investiu mais de R$ 933 mil em benfeitorias no local. Foram realizadas intervenções nos sistemas elétricos, manutenção no telhado e piso e pintura interna e externa.
Com informações de Agência Brasília