«

»

ago 22 2019

Espaço Oscar Niemeyer será reaberto sábado

O Espaço Oscar Niemeyer, fechado desde 2015, será reaberto neste sábado (24). O local, que integra o complexo arquitetônico e cultural da Praça dos Três Poderes, funcionará como espaço expositivo e será dirigido por Charles Cosac, que também está à frente do Museu Nacional da República.

A ideia é que o espaço receba obras de artistas brasileiros. “O Espaço Oscar Niemeyer abrigará exposições de arte contemporânea produzida principalmente em Brasília”, explica. Ele diz que o local abrigará uma exposição permanente sobre o arquiteto. Serão peças, croquis, desenhos e fotografias que mostram o trabalho de Niemeyer e da construção da capital.

O local será reinaugurado com a exposição do artista goiano Siron Franco, Césio 137. A mostra conta com 50 óleos sobre papel inéditos, 12 telas e quatro esculturas que contam por meio da arte o maior acidente radioativo em área urbana no Brasil, ocorrido em 1987. A exposição de reabertura ficará aberta ao público até o dia 30 de outubro.

Para marcar a entrega do espaço revitalizado à comunidade do Distrito Federal e a abertura da mostra, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza, também no sábado (24), a partir das 17h, um evento com apresentação do quinteto feminino da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
O artista Siron Franco também participa da reinauguração e falará sobre sua obra.


Localizado no Bosque dos Constituintes, o Espaço foi projetado por Oscar Niemeyer em 1988, e tem uma área de 433m2. O prédio de traços arredondados compõe o complexo arquitetônico e cultural da Praça dos Três Poderes.

A reabertura é mais uma entrega da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que investiu mais de R$ 933 mil em benfeitorias no local. Foram realizadas intervenções nos sistemas elétricos, manutenção no telhado e piso e pintura interna e externa.

Com informações de Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*