«

»

dez 02 2013

Especialistas preveem inflação de 5,81% em 2013

A presidente Dilma pode comemorar, pois fecha o ano com a inflação sob controle.

Projeção de instituições financeiras para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), prevê o índice de 5,81%. Há quatro semanas, a estimativa estava em 5,85%, acima do resultado do ano passado (5,84%).

Para 2014, a estimativa foi mantida em 5,92%. As estimativas são de pesquisa feita pelo Banco Central (BC), o boletim Focus, divulgado semanalmente. O BC consulta instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos.

As projeções para a inflação estão distantes do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. É função do BC fazer com que a inflação convirja para o centro da meta.

Um dos instrumentos usados pelo BC para influenciar a atividade econômica e, por consequência, a inflação, é a taxa básica de juros, a Selic. Neste ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevou a Selic seis vezes seguidas. Na última reunião de 2013, a Selic foi elevada em 0,5 ponto percentual para 10% ao ano. Para o final de 2014, o mercado continua esperando que a Selic esteja em 10,5% ao ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*