RENATO RIELLA
Mais uma chacina nos Estados Unidos. Provavelmente mais de 30 pessoas, a maioria crianças, foram mortas numa escola de Connecticut.
Poderíamos dizer que não temos nada com isso, pois isso virou rotina entre os norte-americanos. Mas temos, sim! Eles exportam moda, inclusive essa de matar gente inocente em escolas, fato que já se repetiu no Brasil.
A ONU e o mundo de maneira geral precisam exigir que o presidente dos EUA, Barack Obama, abra ampla discussão sobre essa neurose, em busca de solução.
É inaceitável que um cara de 20 anos mantenha armamento de porte elevado sem ser monitorado. Os americanos precisam mudar a sua política em relação a isso, assumindo atitudes preventivas. Caso contrário, muitos pais passarão a manter suas crianças em casa. E outros países civilizados viverão dramas semelhantes.
Convivi alguns anos com uma estudante universitária brasileira, que morou em Ohio. Ela contou que, duas ou três vezes, a sua sala de aula entrou em pânico ao ouvir qualquer barulho inocente no corredor. Todos pensavam: “É hoje! É hoje” Pois a qualquer momento qualquer escola pode ser invadida por um maluco armado.
O que fazer? Se pensar bem, se refletir bem, o povo americano encontrará uma saída.
O mundo precisa exigir isso do governo Obama.