«

»

nov 16 2012

europa ainda sem rumo

RENATO RIELLA

A economia da Zona do Euro voltou a recuar no terceiro trimestre deste ano, com o PIB caindo 0,1% em relação aos três meses anteriores. Já no conjunto da União Europeia, o PIB aumentou 0,1% no mesmo período.

A situação permanece grave na Europa, um país onde o descontrole nos gastos era visível nas últimas décadas. Basta ver as despesas com os times de futebol, o crescimento de grifes de preços assustadores, a manutenção de gastos supérfluos com governantes e outras demonstrações de falsa riqueza.

A Alemanha, nação que está segurando a barra dos países gastadores, sempre teve padrão mais responsável. Não se vê luxo entre os alemães, que saíram da Segunda Guerra Mundial com garra para reconstruir o país e, depois de derrubarem o Muro de Berlim, foram ainda mais fixados na manutenção de uma economia forte.

Enquanto isso, vemos que a economia portuguesa voltou a contrair-se no terceiro trimestre, com o PIB caindo 0,8% em relação aos três meses anteriores e recuou 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Eurostar, o centro da estatísticas da União Europeia.

No segundo trimestre deste ano, as economias da Zona Euro e da União Europeia (UE) haviam registrado quedas de 0,2%. Na comparação com o terceiro trimestre de 2011, o PIB recuou 0,6% na zona euro e 0,4% na UE.

Este é o oitavo trimestre em que a economia portuguesa recua. Segundo o Eurostar, Portugal teve a maior queda entre os estados-membros, enquanto os maiores crescimentos foram observados na Letônia e na Estônia, com a economia crescendo 1,7% em ambos os países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*