«

»

jan 16 2019

Ex-deputado Cristiano Araújo, réu por corrupção, desistiu de assumir o Metrô

O ex-deputado distrital Cristiano Araújo (PSD) afirmou, hoje (16), que desistiu de assumir uma diretoria no Metrô-DF. A decisão foi tomada após reunião com o governador Ibaneis Rocha .

O ex-parlamentar atuou na Câmara Legislativa até 2018, mas não se reelegeu. A nomeação de Araújo gerou desconforto no governo e levantou polêmicas sobre a indicação.

Isso porque uma lei federal de 2016 impede a nomeação de pessoas que tenham atuado na direção de partido ou feito campanha nos últimos três anos. 

Além disso, Araújo é réu por corrupção passiva na operação Drácon, que investiga distritais que teriam recebido propina em troca de emendas parlamentares. Com o fim do foro privilegiado dos envolvidos, o Ministério Público pretende levar os processos à primeira instância ainda neste mês.

Ele também responde por improbidade administrativa – foi acusado pelo Ministério Público de envolvimento em um esquema de fraudes na concessão de bolsas de pesquisa científica na Fundação de Apoio à Pesquisa do DF.

Na segunda-feira (14), Ibaneis anulou, por meio de um decreto, a também controversa nomeação do ex-deputado distrital Rogério Ulysses para um cargo na Casa Civil do DF. Ele assumiria a direção de Programas e Operações da Subsecretaria de Desenvolvimento Regional e Operações nas Cidades. O órgão é subordinado à Casa Civil – a pasta mais “próxima” do gabinete do governador.

Ulysses tinha sido condenado em segunda instância por improbidade administrativa. Ele também responde a uma ação penal por corrupção no mesmo caso, revelado pela operação Caixa de Pandora em 2009.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*