«

»

dez 04 2018

Ex-secretário adjunto de Educação é preso por desvio de recursos da merenda escolar

Resultado de imagem para Shiská Palamitshchece Pereira

A operação Tântalo da Polícia Federal prendeu o ex-secretário adjunto da Educação de Roraima Shiská Palamitshchece Pereira(foto) hoje (4) em Boa Vista. A ação mira esquema de desvio de recursos da merenda escolar e cumpre cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão.

De acordo com a PF, a quadrilha formada por servidores públicos e empresários desviou recursos do Programa Mais Educação entre os anos de 2016 e 2018. Nas investigações, a PF encontrou comida vencida e até ossos sendo servidos no lugar de carne aos estudantes da rede pública.

Shiská Pereira, que também já foi adjunto da Fazenda e da Casa Civil no governo de Suely Campos (PP), foi preso em casa no bairro Cidade Satélite, na zona Oeste da cidade, por volta das 6h (8h de Brasília).

Os policiais que foram ao endereço tiveram de arrombar a porta da residência porque ninguém atendeu aos chamados. Ele foi levado à sede da PF.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima que concedeu também a quebra do sigilo fiscal e bancário dos envolvidos. A ação tem apoio do Ministério Público Federal.

Na apuração, a PF levantou que a quadrilha emitia atestados falsos sobre o recebimento de produtos adquiridos pelo estado e entregava só parte dos itens vendidos ou os substituía por itens mais baratos. Não foi divulgado o valor exato desviado no esquema.

“Depoimentos relataram que, no início da fraude, a empresa deixava de entregar por volta de 30% dos produtos faturados, mas nos últimos meses a situação se agravou a ponto de não entregar produto algum”, informou a polícia em nota à imprensa.

Ainda nas apurações, a PF descobriu que não chegava carne às escolas e funcionários tiravam dinheiro do próprio bolso para incrementar a alimentação dos estudantes. Houve casos em que os investigadores constataram que ossos eram colocados no feijão ao invés de carne e o mesmo grão foi achado vencido em várias escolas.

Foto: Folha de Boa Vista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*