«

»

set 17 2020

Exército determina retorno presencial em colégios militares a partir de segunda-feira

O Exército brasileiro anunciou a volta às aulas de forma presencial em todos os colégios militares a partir de 21 de setembro, próxima segunda-feira.

A informação foi enviada pelo diretor de Educação Preparatória e Assistencial, general de divisão Francisco Carlos Machado Silva, em mensagem hoje (17) a alunos e responsáveis.

“Assim, é que eu me dirijo aos nossos queridos alunos para que ajustem seus uniformes, engraxem seus sapatos, coturnos e botas, cortem seus cabelos, ensaiem seus coques e preparem as suas boinas para o encontro que teremos a partir do próximo dia 21 de setembro, segunda-feira”, escreve o diretor.

As aulas presenciais no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) foram interrompidas em 11 de março, devido à pandemia do novo coronavírus.

Atualmente, três dos 14 colégios militares estão em funcionamento — Manaus, Belém e Rio de Janeiro. Com a orientação, as outras 11 escolas devem voltar a funcionar. O retorno, no entanto, será escalonado e começará com os alunos do ensino médio.

Em algumas cidades, a determinação contraria o entendimento local sobre o retorno às atividades escolares. Os colégios militares, no entanto, se enquadram em estabelecimentos de ensino oficial de natureaz ‘sui generis’, vinculados ao Exército e ao Ministério da Defesa.

Em Fortaleza, por exemplo, um decreto do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), suspendeu as atividades presenciais de ensino na rede pública e privada no estado desde março. Em 1º de setembro, Camilo autorizou o retorno ao ensino infantil da rede privada, mas as outras proibições continuam valendo.

Já em Curitiba, capital do Paraná, um decreto estadual suspendeu as aulas presenciais no estado em março. A medida, que ainda está em vigor, não prevê data para retorno das atiividades presenciais.

O informativo enviado pelo Exército afirma que “todos os protocolos sanitários foram testados, ensaiados e revisados”. “As normas foram rigidamente estudadas e o pessoal do Corpo Permanente está apto a orientar e a acompanhar o cumprimento das medidas decorrentes”, afirma o general Machado.

Segundo o diretor, “nossos Colégios Militares, estabelecimentos de ensino oficial de natureza sui generis vinculados ao Exército e ao Ministério da Defesa, reúnem todas as condições para um retorno efetivo, de forma gradual e, é claro, muito responsável”.

O Exército ressalta que haverá postos de triagens na entrada das ecolas, com álcool em gel, e equipamentos para aferição de temperatura e que as salas de aulas foram adequadas para atender ás normas de sanitização. Além disso, afirma que os alunos estão sendo conscientizados para o cumprimento dos procedimentos de higienização

“As instalações estão desinfectadas e são organizadas de forma que mantenham a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas. As portas e janelas das salas de aula permanecerão abertas durante o seu uso, possibilitando a ventilação e a circulação de ar”, acrescenta.

Com informações de Extra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*