«

»

jan 26 2014

Fantástico mostra hoje cenas de terror: é o transporte público brasileiro

RENATO RIELLA
Repórter policial por origem, consigo ver tecnicamente as cenas mais violentas da Penitenciária de Pedrinhas, no Maranhão. Mas não conseguirei assistir hoje à noite às cenas que o Fantástico mostrará, denunciando o sofrimento do povo no transporte coletivo diário. Para mim, esta é a grande violência brasileira.

Tenho carro próprio (sem nenhum luxo) há 45 anos. Praticamente, só andei de ônibus quando era estudante na Bahia, mas este serviço piorou muito de lá para cá. Uso este serviço público às vezes, quando vou a Salvador. E já tomei ônibus na W3, nos últimos meses, como curiosidade profissional.

Dito tudo isso, não suportarei o remorso social de ver milhões de brasileiros torturados diariamente em metrôs, trens suburbanos, ônibus, van, transporte clandestino, barcas e outras formas de levar gente impotente para o trabalho.

Sei que a saúde, a educação e a segurança devem preocupar qualquer governante, mas o transporte público desencadeou as manifestações do ano passado e é a principal causa de infelicidade do povo.

Acho que não posso fazer nada, a não ser escrever aqui ou ali, e dizer que continuarei circulando de carro com muito remorso. E não vou mesmo ver o Fantástico, mais filme de terror do que nunca.

O grande grito de socorro do povão brasileiro está sendo dado dentro de cada lata de sardinha que transporta trabalhadores diariamente. É preciso fazer muito mais. Muito mais, mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*