«

»

dez 29 2017

FGV alerta para ação de hackers e robôs na campanha eleitoral do Brasil

Estudo inédito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) detectou movimentações políticas artificiais no Twitter, a partir das eleições de 2014, e já visando a próxima eleição presidencial.

A pesquisa indica que perfis automatizados motivaram debates programados no Twitter, em situações de repercussão política brasileira, que despertam preocupação pela manipulação da opinião pública.

A pesquisa da FGV alerta de que não estamos imunes a sofrer ataques organizados de hackers como parece ter ocorrido na última eleição presidencial dos Estados Unidos, no caso a partir de grupos organizados da Rússia.

A FGV adverte que devemos entender, filtrar e denunciar o uso e a disseminação de informações falsas ou manipulativas por meio desse tipo de estratégia e tecnologia.

É importante ter atenção e proteger os espaços democráticos, inclusive nas redes sociais.

– O que são e o que fazem?
– Como podem afetar nossas vidas?
– Como funcionam?
– Como podem ser identificados?
– Como a FGV-DAPP está trabalhando para identificá-los?

Às vésperas de início do “ano eleitoral” que definirá o próximo presidente brasileiro, cujas campanhas se anunciam de extremo acirramento, torna-se essencial mapear os padrões de uso desses mecanismos, a fim de evitar intervenções ilegítimas no debate, como já verificado em outros países.

“O estudo do uso de robôs no período analisado já demonstra de forma clara o potencial danoso dessa prática para a disputa política e o debate público. Uma das conclusões mais evidentes nesse sentido é a concentração dessas ações em polos políticos localizados no extremo do espectro político, promovendo artificialmente uma radicalização do debate e, consequentemente, minando possíveis pontes de diálogo entre os diferentes campos políticos constituídos”, afirma a FGV.

“Outro elemento flagrante é o inchamento de movimentos políticos que são, na realidade, de dimensão bastante inferior. Somados, esses riscos e outros representados pelos robôs, são mais do que o suficiente para jogar luz sobre uma ameaça real à qualidade do debate público no Brasil e, consequentemente, do processo político e social definidor dos próximos anos”, diz o diretor da FGV DAPP, Marco Aurélio Ruediger, que foi indicado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, a integrar o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições.

O grupo tem como atribuições: desenvolver pesquisas e estudos sobre as regras eleitorais e a influência da Internet nas eleições, em especial o risco das fake news e o uso de robôs na disseminação das informações; opinar sobre as matérias que lhe sejam submetidas pela Presidência do TSE; e propor ações e metas voltadas ao aperfeiçoamento das normas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*