«

»

fev 09 2013

finalmente o estacionamento na esplanada

RENATO RIELLA

 

Desde a década de 90 sou um dos principais defensores da construção de um estacionamento pago subterrâneo na Esplanada dos Ministério. Agora o governo Agnelo acena com essa possibilidade e sofre crítica de todo lado. Na verdade, as coisas foram mal explicadase e as pessoas pensam logo que será um novo Estádio Mané Garrincha, onde se gasta quase a quantia de R$ 1,5 bi.

O imenso estacionamento foi anunciado pela Terracap no regime de Parceria Público Privada (PPP), pelo qual o governo entra com o terreno, pré-projeto e facilidades na regularização burocrática do empreendimento, enquanto a empresa parceira investe cerca de R$ 800 milhões na construção e instalação do projeto.

Foi assim que entendi e é assim que espero aplaudir essa obra. Pessoalmente, nas últimas décadas, já perdi reuniões em ministérios, no Congresso Nacional e até no Supremo Tribunal Federal, por não conseguir estacionar na Esplanada. Muita gente já passou por isso.

Lembro que, na década de 90, coordenei debate na Fecomércio sobre o estacionamento subterrâneo na Esplanada. Foi mostrado que não seria vetado pelo Iphan, pois não iria descaracterizar o principal cartão-postal da cidade, na medida em que é possível repor o gramado em cima da imensa obra sob a terra.

Nesse debate da Fecomércio, lembro que o então deputado e empresário Osório Adriano dirigiu-se de modo firme a integrantes do governo Cristovam, dizendo: “Abram a licitação que prometo disputar para ganhar muito dinheiro com esse estacionamento”. Com isso, ele quis dizer que existe imensa demanda na área. Portanto, mãos à obra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*