«

»

fev 20 2017

FINALMENTE O GDF RESPONDE ÀS CRÍTICAS SOBRE O PARQUE DA CIDADE DE BRASÍLIA

Há muitos anos, há diversos governos, escrevo de forma dura sobre o abandono do Parque da Cidade de Brasília, especialmente pelo estado dos banheiros, que na maioria vivem com cadeados já enferrujados nas portas.

Nunca ninguém do GDF me deu qualquer resposta, fingindo não ler essas minhas críticas (só fingindo, pois lêem sim).

De repente, recebi amplo esclarecimento do secretário de Turismo, Jaime Recena. Já é um grande avanço.

Por isso, divulgo com destaque os esclarecimentos do Recena, esperando que as coisas possam melhorar no nosso Parque.

JAIME RECENA FALA SOBRE O PARQUE

“Já é de conhecimento público que assumimos um Estado à beira da falência. No Parque não foi diferente, mas com empenho diário estamos fazendo algumas ações importantes.

Não é justo dizer que o Rollemberg recebeu a nova pista encaminhada. Isso não é verdade. A obra estava parada por falta de pagamentos à empresa licitada e não previa iluminação. Pasmem, isso mesmo, licitaram e “esqueceram” que temos um grande número de frequentadores noturnos. A nossa gestão colocou o contrato em dia e fez a iluminação.

Desde 2015, nós já realizamos os seguintes reparos:

– 7 vasos sanitários
– 30 portas de banheiros e vestiários
– 8 pias
– 20 globos de lâmpadas
– 3 estações pichadas
– 2 estações com cadeados arrombados
– 15 bancos e mesas de concreto
– 5 registros de duchas
– 5 pontos de encontro comunitário
– 3 circuitos inteligentes de malhação
– 106 torneiras de plástico das churrasqueiras
– 2 resistências de chuveiros roubadas
– 60 reparos de descarga de vaso sanitário
– 15 torneiras de pias
– 20 registros de duchas
– 30 bicos de bebedouro
– 10 registros de água

Tudo isso foi necessário não por desgaste natural, mas sim pela ação de pessoas, vândalos, que não respeitam a sociedade. Aliás, gostaria de sugerir esse tema para você escrever algo um dia. Estes, são os principais inimigos do Parque da Cidade.

Além desses reparos, realizamos a recuperação e pintura dos brinquedos do parque Ana Lídia, inclusive o famoso “foguetinho”.
Recuperamos também os banheiros e instalamos dois brinquedos para crianças com deficiência. Isso pela primeira vez na história. Essas crianças que antes eram excluídas, agora possuem brinquedos adaptados para as suas condições. Você precisa passar um dia lá e ver a felicidade delas.

Criamos mais uma entrada de acesso ao Parque, demanda antiga da comunidade do final da Asa Sul e neste momento estamos realizando uma grande obra de recuperação das calçadas. Serão 2074 metros. Iniciamos pelas imediações do estacionamento 09 e de lá seguiremos. A previsão de termino é em abril deste ano, a depender da quantidade de chuvas até lá.

Outra grande conquista foi a publicação nesta semana no Diário Oficial da autorga pela ADASA para a criação de um poço artesiano no parque. Entre outras coisas irá permitir que o Lago se mantenha no nível adequado durante todo o ano e principalmente uma redução gigantesca com o gasto de água, que em alguns anos ultrapassou os 500 mil reais. Ou seja, economia de dinheiro público.
Ainda nessa linha, já substituímos quase 100% das lâmpadas por outras de Led e para este ano está prevista a colocação de placas de energia solar, na direção de termos cada vez mais um parque sustentável.

Não é só em recuperação que essa gestão avançou, mas também na ocupação por eventos que incentivamos semanalmente.
Destaco o Circuito de Jazz do Banco do Brasil, da recuperação da piscina de ondas como palco de eventos culturais e o mais recente, a reabertura da rampa acústica, local que foi celeiro de grandes artistas de rock da nossa cidade na década de 80. Por lá passaram Cassia Eler, Renato Russo, Plebe Rude e o famoso “Projeto Cabeças”, entre outros famosos.

Com relação a um possível site sobre o parque, nós optamos por criar uma página no Facebook, que já conta com mais de 17 mil seguidores.

Por fim gostaria de antecipar a você que em março lançaremos a campanha “Abrace o Parque”, uma iniciativa nossa para convocar a sociedade e usuários no combate aos atos de vandalismo e buscarmos ainda mais melhorias.
Gostaria muito de ter o seu apoio nesse projeto e no momento oportuno lhe apresentar para possíveis contribuições. (JAIME RECENA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*