«

»

jan 30 2015

FINANCIAMENTO DE CAMPANHA ELEITORAL POR EMPRESAS PODE ACABAR

Corre campanha na Internet para que o Supremo Tribunal Federal libere a ação que pode proibir empresas de doarem milhões de reais para candidatos e partidos políticos.

Especialistas dizem que esse é o “gene da corrupção”, como está sendo provado na Operação Lava-Jato, onde bilhões foram manipulados por partidos.

Consta que 95% de todas as doações para campanhas eleitorais foram feitas por grandes empresas — inclusive as envolvidas no escândalo Lava-Jato. É assim que muitas empresas investem para depois ganhar acesso ao poder e influência.

A maioria dos ministros do STF já votou pelo fim dessas doações, mas o processo emperrou nas mãos de um único ministro: Gilmar Mendes.

Ninguém conseguiu convencê-lo ainda a liberar essa decisão que pode mudar o ambiente político no Brasil, pois as doações de campanha ficarão restritas às pessoas físicas.

A partir da próxima semana, ampla campanha via Internet vai pressionar o ministro Gilmar Mendes a suspender seu pedido de vistas em relação ao processo, que já dura dez meses.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*