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dez 03 2012

fique de olho no aeroporto jk

RENATO RIELLA

 

Todos nós devemos ficar em observação, pois a administração do Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitscheck  foi transferida, desde sábado, para o Consórcio Inframerica Aeroportos. Esse grupo assume a gestão, manutenção e funcionamento dos serviços básicos até agora operados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

 O grupo é argentino e está também disputando a privatização da ANA, a estatal responsável pela administração dos aeroportos portugueses. No entanto, consta que não tem suficiente experiência nessa área aeroportuária. Vamos ver!

 O controle de tráfego aéreo permanece sob a responsabilidade da Infraero. A empresa estatal, vinculada à Aeronáutica, também vai supervisionar a fase de transição, estimada em três meses.

 O consórcio – formado pela Infravix Empreendimentos, do Grupo Engevix, e pela empresa Corporación América, da Argentina – assumiu as novas funções com algumas novidades, como relata José Antunes Sobrinho, presidente do Conselho do Consórcio, a começar pelo estacionamento de carros, que aumentou de 1.034 para 1.312 o número de vagas.

 Mas “isso é só parte externa, de acesso”, disse ele. Na parte interna, o balcão de informações passa a funcionar 24 horas, com atendimento bilíngüe. Dois novos endereços na internet – www.inframerica.aero e www.bsb.aero – estão disponíveis aos usuários com informações sobre voos, funcionamento e andamento das obras de ampliação e manutenção do aeroporto.

 Além disso, o usuário conta também com acesso ilimitado e gratuito às redes wifi de alta velocidade, podendo fazer download pelos sistemas Apple e Android. Funcionários identificados com a marca Inframerica estão espalhados pelos terminais com tablets integrados ao sistema de gestão do aeroporto e podem ser acionados para atendimento adicional aos passageiros.

 Isso, porém, é só o início de uma operação que prevê investimentos de R$ 2,85 bilhões durante a concessão de 25 anos do aeroporto, que atualmente movimenta mais de 16 milhões de passageiros por ano.

 Dos recursos previstos, R$ 750 milhões serão gastos na reforma completa dos dois terminais em operação e construção de um terceiro terminal, com ampliação das atuais 13 para 28 pontes de acesso aos aviões (fingers), até junho de 2014.

 Dito tudo isso, só nos resta fiscalizar. Para isso existe Facebook, Twitter e outros meios, já que a Anac anda meio sem credibilidade nas últimas semanas.

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