«

»

jul 14 2015

FISCALIZAÇÃO PRECISA RETORNAR ÀS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS

RENATO RIELLA

Lancei a campanha: VAMOS EXTINGUIR A AGEFIS!

Não estou brincando, não!

Esgotou-se o modelo dessa Agência de Fiscalização, que foi dominada pelo corporativismo, não tem política de atuação e desconhece ordens superiores. É autonomamente inútil.

Encontrei na Ceasa o jornalista Alcir, que há décadas produz com grande sacrifício o ótimo Jornal do Guará.

Alcir me falou que a Administração Regional do Guará abriga mais de 70 servidores, que não fazem nada durante todo o dia. A Administração é absolutamente sem função – e nem tem administrador mais. É “comandada” à distância pelo vice Renato Santana.

As administrações regionais perderam a função de emitir alvarás e habite-se. Vivem desprovidas de equipamentos. Não influem em áreas como Saúde, Educação, Segurança e Transportes. São meros cabides de empregos, onde ainda se abrigam “assessores” indicados por políticos.

O administrador regional poderia ter, pelo menos, o poder de fiscalizar os abusos na sua área. Para isso, o certo seria extinguir a Agefis e redistribuir os fiscais pelas regiões que formam o DF.

Conheço muito bem este assunto. Nos anos de 2005 e 2006, tive papel importante na criação e estruturação da chamada Secretaria de Fiscalização, depois transformada no governo Agnelo em agência.

Em governos do Roriz e da Abadia, organizei eventos para treinamento de fiscais. Supervisionei a formatação dos formulários de cobrança de taxas. Entre outros assessoramentos técnicos, pois tinha experiência profunda em três governos passados, onde fui secretário de diversas Pastas.

Pensei que a Secretaria de Fiscalização fosse aperfeiçoar e profissionalizar esta atividade – mas não deu certo.

Assim, chega de Agefis! Que a fiscalização volte ao comando de cada administrador regional.

Infelizmente, o governador Rodrigo Rollemberg e os deputados distritais não parecem ler essas postagens que discutem temas importantes. Vivem nos seus mundos, satisfeitos com o que têm em mãos.

Mas quem sabe esta campanha pega. Agefis, xô!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*