«

»

dez 27 2021

Fortes chuvas deixam pelo menos 18 mortos e 72 cidades em estado de emergência na Bahia

Imagem aérea mostra a situação de Itapetinga, na Bahia, com a inundação

Pelo menos 18 pessoas morreram depois da forte chuva que castigou o sul da Bahia. Mais de 430 mil pessoas foram afetadas no estado. Duas barragens se romperam e 72 cidades decretaram estado de emergência.

Em Itabuna, no sul da Bahia, a chuva cobriu a ponte do rio Marabá, que fica no centro da cidade. A enchente começou na noite de sexta-feira e desabrigou centenas de famílias.

Imagens mostram o nível do rio Cachoeira subindo e equipes da prefeitura tentando retirar as baronesas, plantas que se crescem em ambientes poluídos. Elas ficaram presas nas pilastras das pontes.

De acordo com a Defesa Civil, só no sábado choveu 135 milímetros. Para se ter uma ideia da quantidade de água, a média para o mês todo é de 180. No domingo a chuva não parou e o nível do rio subiu mais meio metro. O resultado: casas debaixo d’água e ruas completamente alagadas.

Nove locais da cidade estão sendo usados para abrigar a população. Em vários pontos famílias foram socorridas por voluntários que usaram barcos.

Itabuna vive a maior enchente desde 1967. Onde a maioria dos bairros foi atingida mais de 600 famílias estão desabrigadas. O prefeito Augusto Castro decretou situação de emergência.

A chuva forte afetou outras cidades como Ibiracaí, Aurelino Leal, Uruçuca, Itororó, Itajuípe, Itapetinga (foto) e Ilhéus. Uma força-tarefa foi criada pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prefeitura para ajudar as famílias atingidas pela chuva. O governador Rui Costa determinou a instalação de uma rede de apoio em Ilhéus para atender aos municípios atingidos pela chuva.

No Aeroporto de Ilhéus, pelo menos 14 peixes foram retirados da pista segundo a empresa que administra o terminal aéreo.

Em Itambé, os moradores também vivem uma situação dramática. Uma barragem que fica no distrito de Iguá, em Vitória da Conquista, a cerca de 58 km da cidade se rompeu na noite de sábado. Mais de 580 famílias foram atingidas.

Os prejuízos são incalculáveis. A água invadiu ruas e casas, e os moradores foram obrigados a sair rapidamente para um local seguro, deixando para traz todos os pertences. Cerca de 60 casas desabaram.  As famílias atingidas estão sendo acolhidas em escolas do município.

Fonte: R7 – Érica de Sá

Foto: Manuella Luana/AFP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*