«

»

dez 27 2021

França tem mais de 100 mil casos de pessoas infectadas com Covid-19 em apenas um dia

Boletim Covid-19 (26/12) – Alagoas tem 242.002 casos e 6.383 óbitos - Saúde

É algo jamais visto desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. A França ultrapassou na noite de sábado (25) a marca de 100 mil casos de Covid-19 em 24 horas. O governo francês pretende reavaliar a situação sanitária do país hoje (27).

No total, a França registrou 104.611 novas infecções em um período de 24 horas. Segundo a agência de saúde pública do país, os números dobraram em três semanas

A grande quantidade de diagnósticos positivos também está relacionada à precaução dos franceses às vésperas do Natal. Mais de um milhão de testes foram realizados na quinta-feira (23)

Durante toda a semana, os centros de análise e farmácia registraram superlotação para a realização de exames de antígeno e PCR. Em muitas cidades, os autotestes se esgotaram. Em Paris, os diagnósticos de PCR tiveram de ser interrompidos em diversos momentos na quinta e sexta-feira  devido à grande demanda.

A rápida progressão da variante ômicron inspira projeções pessimistas para 2022. Em entrevista ao canal de televisão CNews, o infectologista francês Benjamin Davido prevê que até meados de janeiro o país registre cerca de 200 mil contaminações por dia.

Já o Conselho Científico, órgão criado pelo governo francês durante a pandemia, evoca o temor de uma paralisia da sociedade com a multiplicação de doentes e a necessidade de quarentena daqueles que tiveram contato com o vírus. Não é à toa que o presidente Emmanuel Macron presidirá na segunda-feira um conselho de defesa sanitária focado na variante ômicron.

O projeto de lei que prevê transformar o passaporte sanitário em vacinal também deve ser aprovado amanhã pelos ministros franceses. A previsão é que a medida entre em vigor no próximo 15 de janeiro.

O documento deve limitar o acesso a locais de lazer e cultura, restaurantes, eventos e transportes entre regiões a pessoas vacinadas. Até o momento, os não imunizados podem utilizar o passaporte sanitário desde que contem com um teste negativo à Covid-19. Revisando a medida, o governo pretende dissuadir a parcela ainda resistente à vacinação. A França é um dos países europeus com a maior taxa de imunização; 89,4% da população está completamente vacinada.

Sem esperar pela decisão do governo nacional, várias prefeituras já anunciaram o cancelamento de eventos e queima de fogos no Réveillon. Em Paris, a tradicional festa na avenida Champs-Elysées não ocorrerá. Casas noturnas também tiveram que fechar suas portas. No entanto, diferentemente de outros países europeus, a França não optou até o momento por realizar um novo lockdown, nem determinar um limite para as reuniões privadas, uma situação que pode ser revisada na segunda-feira.

Fonte:rfi

Foto: saúde.Al

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*