«

»

dez 07 2017

Fux primeiro e Rosa Weber depois vão comandar as eleições de 2018

Difícil de explicar, mas a eleição de 2018 será presidida pelo ministro Luiz Fux de fevereiro a agosto e pela ministra Rosa Weber de agosto em diante. Quem quiser que entenda.

Na verdade, o mandato de Fux no Superior Tribunal Eleitoral termina em agosto e ele terá de ser substituído pela sua vice, Rosa.

Os dois foram eleitos hoje, para suceder o ministro Gilmar Dantas, que fica na presidência do TSE até fevereiro.

Fux disse que vive um momento de emoção e ressaltou o fato de ser um juiz de carreira.
Ao se manifestar depois da eleição de Fux, Gilmar Mendes disse que, como ao longo de 2018 a Corte terá três presidentes, será necessário um trabalho integrado para garantir uma “transição tranquila”.

A posse do futuro presidente da Corte deve ocorrer em 6 de fevereiro, ainda que o mandato de Gilmar Mendes se encerre somente no dia 14. A cerimônia deve ser antecipada em nove dias por conta do Carnaval.
O TSE é formado por, no mínimo, sete ministros. Três ministros são do STF, um dos quais será o presidente da Corte, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais será o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, e dois juristas vindos da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*