Além disso, ela acrescenta que a gestão energética promove a sustentabilidade, ao reduzir emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se às práticas de responsabilidade ambiental. “A empresa também melhora sua imagem no mercado como um todo”.
A Jornada Custo, Consumo & Geração oferece, gratuitamente, atendimento para os pequenos negócios interessados em conhecer seu perfil energético, receber análise da fatura, fazer inventário energético, entre outras ações estruturadas para que o empresário saiba tomar a decisão mais adequada quanto à gestão energética.
Ao contrário do que se imagina, é possível diminuir, consideravelmente, os custos da energia por meio de iniciativas simples e baratas, como o uso correto de equipamentos e o treinamento de colaboradores. Com a economia gerada por meio de iniciativas como essas, o empresário pode investir mais nas empresas e torná-la ainda mais competitiva.
Confira abaixo cinco dicas básicas do Sebrae para fazer o uso racional da energia do seu pequeno negócio:
- Eficiência Energética troque lâmpadas convencionais por LED e invista em equipamentos energicamente eficientes. O custo inicial pode ser compensado pela economia a longo prazo.
- Treinamento e Conscientização: capacite sua equipe sobre práticas de economia de energia. Pequenas ações, como desligar dispositivos quando não estão em uso, fazem grande diferença.
- Automação e Sensores: utilize tecnologias como sensores de iluminação e sistemas automatizados para controlar o consumo, garantindo que a energia seja usada apenas quando necessária.
- Investimento em Energias Renováveis: avalie a viabilidade de adotar fontes de energia renovável, como painéis solares.
- Manutenção Regular: certifique-se de que equipamentos e instalações estejam em perfeitas condições. A manutenção regular previne desperdícios causados por falhas ou mau funcionamento.]
Fonte/foto: Ascom Sebrae