«

»

maio 25 2016

GDF ANUNCIA MEDIDAS PARA MELHORAR O TRANSPORTE PÚBLICO

A Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (DF) lançou o programa Circula Brasília, com medidas para melhorar o transporte público.

Entre as ações previstas no programa, destacam-se a implantação do bilhete único, obras em rodovias, ciclovias e rede integrada de metrô, BRT (transporte rápido por ônibus) e VLT (veículo leve sobre trilhos).

A frota de veículos dobrou nos últimos 10 anos no Distrito Federal. A média é de 1,77 pessoa por automóvel. Há 55 automóveis para cada 100 habitantes. Além disso, Brasília tem a menor taxa de uso de coletivos do país, obrigando a se repensar o transporte público.

Serão gastos no programa Circula Brasília R$ 6 bilhões. De acordo com o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, parte do valor já está disponível e algumas obras terão inicio ainda neste ano.

“Temos em torno de R$ 1,6 bilhão, fruto de financiamentos já autorizados. O restante tem parte aprovada, mas sabemos que não teremos liberações imediatas. Buscamos parcerias público-privadas para levar melhorias para a população.”

Rollemberg informou que obras como as do trevo de triagem norte, da terceira pista de ligação do Balão do Torto e do Colorado terão início provavelmente em julho.

O secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, destacou que, além de conforto, o projeto trará a quebra de paradigmas.

“O desafio é gigantesco, mas o programa vai mudar o paradigma da mobilidade urbana do DF. Não se trata de mais um plano diretor, e sim de ações concretas. Estamos trabalhando para que o usuário de transporte pegue o ônibus de um lado e chegue do outro com menos tempo no trânsito e com mais conforto.”

As ações previstas no plano deverão ser concluídas em prazo entre um e três anos, com exceção da expansão do metrô para a região norte do Distrito Federal, que deve começar em junho de 2018 e ficar pronta em maio de 2026.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*