«

»

nov 06 2013

GDF avança no projeto do Centro Administrativo

 RENATO RIELLA

O governo do DF quer transferir, já no próximo ano, parte dos seus servidores para o novo Centro Administrativo, que está sendo construído numa área enorme, entre Ceilândia e Taguatinga.

O núcleo que vai abrigar o GDF está com 55% das obras concluídas, com previsão de entrega da primeira etapa em janeiro de 2014 e da segunda em meados do mesmo ano.

Para a construção do complexo, que abrigará 15 mil servidores, foram investidos R$ 600 milhões, por meio de parceria público-privada.

O novo Centro Administrativo será composto por 16 torres: quatro prédios de 15 pavimentos, 10 edificações de quatro andares, um prédio para a Governadoria e um shopping com centro de convivência.

A estrutura contará com estacionamento, bicicletário, e linhas de ônibus e metrô a menos de 100 metros do local.

Desde a década de 90, em governos anteriores, se discute essa mudança. O então governador José Roberto Arruda, famigerado e atrapalhado, transferiu o GDF para uma estrutura da PM, em Taguatinga, apelidada de Buritinga.

A experiência de Arruda foi assustadora, eliminando a transparência do governo, que ficou escondido num gueto de secretários, culminando com prisões de uns e outros e processos criminais contra muitos outros.

O novo Centro Administrativo, construído sob planejamento rigoroso, tende a inverter o fluxo de viagens nas horas de pico, tirando cerca de 15 mil servidores do Plano Piloto. Pode ser que dê certo, mas é um projeto ainda pouco conhecido e nada discutido com a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*