«

»

fev 27 2020

GDF cria Comitê de Operações Emergenciais para monitorar casos suspeitos de coronavírus

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou, hoje (27), a criação de um Comitê de Operações Emergênciais (COE) para monitorar casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Até o momento, não há confirmação da doença na capital.

A pasta informou que há cinco casos em observação em Brasília. Os pacientes vão passar por exames, no entanto, eles só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que não ocorreu até o começo da tarde de hoje.

No DF são dois pacientes internados no Hran (voltaram de viagem da Itália), um paciente em rede privada (esteve na Austrália) e dois  pacientes isolados em casa (estiveram na Itália)

Segundo o secretário Osnei Okumoto, o objetivo do comitê é “acompanhar os casos que estão sob suspeita e centralizar informações para a divulgação de boletins informativos sobre os exames feitos em pacientes”.

“Ainda não temos nenhum caso confirmado no DF.'”

Ainda de acordo com Okumoto, a formação do COE será divulgada em uma portaria. 

As confirmações dos casos de coronavírus estão centralizadas em análise de amostras de material genético dos pacientes feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

As secretarias de saúde de cada unidade da federação é que encaminham os casos para o laboratório.

No DF, a Secretaria de Saúde analisa as amostras no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN). Todos os exames – tanto dos pacientes da rede pública quanto da rede privada – são feitos pelo órgão. “Mas, nem todo caso de gripe é analisado”, aponta o secretário do DF.

“É necessário que a pessoa tenha passado em país [suspeito ou em alerta] ou que entre em contato com alguém que esteve nesses países.”

Nos casos suspeitos para o Covid-19, cada paciente passa por um exame que analisa a compatibilidade do vírus com outros dez tipos diferentes de doenças virais – o chamado “painel viral”.

“Se o resultado for negativo para todas as outras doenças virais é que o caso deve ser encaminhado para o laboratório de referência [Fiocruz]”.

A orientação para os moradores do Distrito Federal é, em caso de gripes fortes, primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “A partir da avaliação, vai ser feita a investigação se ele é um caso suspeito ou não. Se ele estiver bem, pode ficar isolado em casa”, explica o secretário.

 

Dicas de prevenção

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*