«

»

fev 20 2017

GDF EXPLICA O QUE É O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

As principais mudanças no atual modelo de atenção primária do Distrito Federal foram pauta de um encontro, nesta segunda-feira (20), entre o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e mesas diretoras do Conselho de Saúde.

O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre o novo sistema, que prevê que os atendimentos nesse nível de atenção sejam exclusivamente pela Estratégia Saúde da Família (ESF), que acolhe desde crianças até adultos, em sua integralidade.

Para isso, segundo o secretário, serão criadas 329 novas equipes de ESF, que somadas às 242 já existentes, totalizarão 571.

Cada equipe é composta por um médico de família, um enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários. Cada uma é responsável por acompanhar 3.750 habitantes.

Com isso, a Secretaria afirma que a cobertura passará de 33% para 75%, o que compreende uma porção de habitantes superior a 2 milhões de pessoas.

Humberto Fonseca explicou que o redimensionamento foi um passo para a criação do modelo baseado exclusivamente em equipes da ESF, já que possibilitou identificar quantos profissionais ainda atuam no modelo antigo.

Nele, as equipes são compostas por clínico médico, ginecologista e pediatra, em vez de médicos da família, que podem para atender a comunidade, em todas as faixas etárias, e dar resolubilidade aos casos de doenças mais comuns.

“Sabemos hoje que temos 410 médicos (130 clínicos médicos, 123 ginecologistas, 157 pediatras), 414 enfermeiros, além de 1.079 técnicos. Eles serão capacitados para se tornarem médicos da família e compor as equipes de Estratégia Saúde da Família”, disse Humberto.

Para a Secretaria, sete em cada 10 pacientes que procuram as emergências dos hospitais na capital do país poderiam ser atendidos na atenção primária.

Para o presidente do Conselho de Saúde, Helvécio Ferreira, a mudança na atenção primária cumpre com o que foi estabelecido na 9ª Conferência de Saúde. “Essa política foi formulada e aprovada pelo Conselho de Saúde. Nossa previsão era de organizar a atenção primária para torná-la resolutiva”, disse.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*