«

»

fev 26 2021

Governador decreta lockdown no Distrito Federal a partir de segunda-feira

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou na noite de ontem (25) que vai decretar medidas de restrição das 20h às 5h a partir da próxima segunda (1º).

Segundo Ibaneis, somente as atividades essenciais poderão funcionar nesse horário, mas será liberada a circulação de pessoas e veículos.

Ibaneis Rocha publicou a seguinte mensagem em uma rede social: “Atendendo a recomendação dos técnicos da @secsaudedf, vou decretar lockdown de 20h às 05h da manhã a partir de segunda-feira. Queria muito evitar essa decisão, mas não temos outra opção a não ser tomar medidas mais fortes. Nossa taxa de ocupação dos leitos já está em 92%.”

Mais cedo, Ibaneis já havia dito qupoderia haver isolamento rígido no DF em caso de agravamento na transmissão de variantes do novo coronavírus. Ainda não há confirmação de contaminação na capital por variante.

Hoje está previsto o início da vacinação de idosos entre 76 e 78 anos de idade.

A vacinação contudo, precisa ser agendada na página da Secretaria de Saúde, que apresentou instabilidade ontem.

A Secretaria de Saúde também anunciou que, em razão da ampliação do agendamento pela internet, o Telecovid deixará de atender os chamados a partir da próxima segunda-feira (1º).

O Telecovid era um canal voltado para pacientes acamados, para aplicação à domicílio ou na instituição em que a pessoa se encontra. A central foi reativada no dia 2 de fevereiro.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Jael Antônio, afirmou que o setor será muito atingido com a decisão do governador. “Ficamos muito preocupados, porque esse horário de fechamento inviabiliza o funcionamento noturno de todas as nossas casas. O setor passa por momentos cruciais e decisivos. Entedemos que esse horário poderia ser mais flexibilizado, a partir das 22h ou até das 23h. Infelizmente, teremos de protestar contra a decisão porque, mais uma vez, vamos ser altamente prejudicados”, ressaltou Jael.

Com informações de agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*