«

»

out 21 2017

GOVERNO DA ESPANHA INTERVEM NA CATALUNHA E PROMETE ELEIÇÕES EM SEIS MESES

Citando a Constituição, o governo da Espanha deu hoje um verdadeiro golpe de estado na Catalunha, destituindo o presidente regional eleito (Carlos Puigdemont) e os seus conselheiros, e prometendo realizar eleições dentro de seis meses.

Aplicou o artigo 155 da Constituição, mas terá de usar forças militares para fazer cumprir a determinação, pois grande parte da população da Catalunha mantém a luta pela independência da região.

Não dá para prever o que vai acontecer nas próximas horas.

Agora, o Senado espanhol precisa criar uma comissão para debater as medidas, que nunca foram aplicadas anteriormente. Segundo uma porta-voz da Casa Legislativa, a comissão provavelmente se reunirá no dia 23 de outubro.

Em seguida, o líder da Catalunha, Carles Puigdemont, terá uma oportunidade de responder. O Senado inteiro, onde o governista Partido Popular (PP) tem maioria, votaria sobre as medidas no dia 27 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*