«

»

mar 18 2019

Governo não fará concurso para repor vagas de servidores que se aposentarem

O plano do governo Bolsonaro para o funcionalismo é de enxugar ao máximo o quadro de pessoal e investir mais em “digitalização”. Esse foi o recado deixado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em palestra na sexta-feira, na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Segundo projeções feitas pelo ministro, entre 40% e 50% dos funcionários vão se aposentar nos próximos anos e não há intenção, por parte do governo, de contratar pessoal para repô-los. A ideia é investir na digitalização.

Ele também deixou claro que o Executivo cobrará mais produtividade das categorias do ‘alto escalão’ do setor público, ou seja, daqueles com salários maiores.

O ministro quer investir na digitalização do setor público como forma de compensar a redução no quadro de pessoal. A pasta também alerta que não haverá recursos suficientes para honrar a folha de pagamento do setor público em 2020, caso a reforma da Previdência não seja aprovada.

Ele afirmou ainda que os gastos com a máquina do Estado representam o terceiro grande componente das despesas públicas.

A privatização de empresas estatais e a venda de ativos – como imóveis – são estratégias do ministro para abater a dívida pública e reduzir despesas com o segundo maior gasto das contas públicas, que são os referentes aos juros.

“Vamos atacar as prioridades. A primeira delas é a Previdência. O segundo maior gasto são os juros da dívida”, afirmou Guedes, ao descrever seu trabalho em palestra durante o seminário “A Nova Economia Liberal”, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Fonte:Estadão Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*