«

»

jun 29 2014

HÁ 56 ANOS, BELLINI ERGUIA A TAÇA

IRINEU TAMANINI

No dia de hoje (29/06/1958), há exatos 56 anos, o capitão da Seleção Brasileira Hideraldo Luis Bellini erguia pela primeira vez a taça de campeão do mundo na Suécia.

Bellini entrou para a história do futebol mundial ao erguer a Taça Jules Rimet no Estádio Rasunda, em Estocolmo, depois da goleada de 5 a 2 do Brasil sobre a Suécia, no jogo decisivo do Mundial.

O gesto, que é copiado até hoje, surgiu do acaso.

Bellini, que faleceu este ano, disse tempos depois da conquista: “Não pensei em erguer a taça. Na verdade, não sabia o que fazer com ela quando a recebi do Rei Gustavo, da Suécia. Na cerimônia de entrega da Jules Rimet, a confusão era grande. Havia muitos fotógrafos procurando uma melhor posição. Foi então que alguns deles, os mais baixinhos, começaram a gritar: “Bellini, levanta a taça, levanta Bellini!”, já que não estavam conseguindo fotografar. Foi quando eu a ergui”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*