«

»

abr 30 2020

Ibaneis adia para o dia 11 a reabertura do comércio e a multa para quem não usar máscaras

O decreto que suspende o comércio e serviços no DF tem validade até o próximo domingo (3). O governador disse que só vai editar nova regra com o adiamento do prazo depois que a Justiça Federal tomar uma decisão sobre a retomada das atividades, em pedido apresentado pelo Ministério Público.

Na ação, o MP pede que sejam suspensas todas as atividades não-essenciais na capital até que o GDF apresente as evidências científicas usadas para tomar as decisões. Além disso, pede que o governador deixe de liberar novos serviços.

Na terça, a Justiça deu 48 horas para o GDF apresentar os dados que basearam a decisão de autorizar a retomada das atividades. Segundo Ibaneis, o relatório foi enviado nesta quarta e, após a determinação judicial, um decreto deve ser publicado com as novas datas.

Com a decisão do governador, também muda o protocolo do transporte público da capital. Até a tarde, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF havia afirmado que passageiros sem máscaras seriam barrados de ônibus e do metrô, já a partir de hoje.

No entanto, por conta da alteração nas datas, o GDF afirma que, antes de proibir a entrada dos passageiros, vai fazer “uma campanha educativa sobre a importância do uso do equipamento neste momento de pandemia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*