Após dezenas de passageiros que usam o vale-transporte enfrentarem problemas com o cartão na manhã de hoje (8), o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que o DFTrans é ‘uma central de corrupção’ e que vai fechar o órgão.
A declaração foi dada após inauguração do Centro de Atendimento à Mulher, na estação da 102 Sul. Ibaneis disse que vai levar toda a bilhetagem do DFTrans para o Banco de Brasília (BRB), mas que ‘até para fazer a transferência está dando problema’.
Hoje, cerca de 200 pessoas reclamaram que, ao passar o cartão no validador, aparecia uma mensagem de ‘saldo insuficiente’, por mais que houvesse crédito. Em um primeiro momento, o órgão atribuiu o problema ao fato de o sistema ser antigo e apurava se houve bloqueio ou falha técnica.
No início da tarde, o DFTrans admitiu que o problema foi gerado pelo bloqueio feito pelo DFTrans a cerca de 27 mil cartões em todo o Distrito Federal por suspeita de uso irregular do benefício. Segundo o órgão, todos esses usuários foram comunicados por e-mail sobre a suspensão preventiva e deu prazo para que eles se manifestassem.
Ao longo do dia, o DFTrans informou que vai desbloquear os cartões para não prejudicar o retorno para casa e dará mais 10 dias corridos para que os usuários comprovem o uso correto do benefício.
Quem teve o cartão bloqueado deve enviar e-mail para cadastro@dftrans.df.gov.br ou procurar pessoalmente um dos postos de atendimento do órgão para justificar a necessidade de uso do cartão além dos 6 acessos diários, explica o GDF.
O DFTrans afirmou ainda que está fazendo auditoras nos processos e a fraude é um dos principais problemas levantados. O prejuízo calculado em janeiro foi de R$ 8,5 milhões.
Fonte: G1