«

»

jun 19 2020

Ibaneis diz que academias e salões de beleza podem reabrir a partir de 1º de julho

O governadoIbaneis Rocha afirmou que academias e salões de beleza podem ser reabertos até 1º de julho. Segundo Ibaneis, os estabelecimentos estão “na mesma classe de restaurantes e bares”, que devem ser reabertos entre 25 de junho e 1º de julho.

Sobre a reabertura das escolas, o governador disse “que elas ficarão por último”. Por enquanto, ele mantém a decisão de volta às aulas presenciais apenas em agosto.

O governador explicou que a flexibilização no isolamento depende ainda de um estudo que vai considerar os impactos da medida na saúde pública.

“A decisão pode ser tomada na próxima segunda-feira (22), após análises de três órgãos estratégicos”, adiantou.

“Eu abri a questão para a Codeplan, que nos dá os indicativos de pessoas que voltarão ao trabalho e pessoas que voltarão às ruas, para a Secretaria de Saúde, para que façam uma análise (…) apontando medidas de proteção, e para a Secretaria de Mobilidade, por conta do aumento [de pessoas] no transporte público.”

Ibaneis afirmou que representantes do serviço de beleza no Distrito Federal apresentaram um plano de reabertura dos salões. Contudo, ele demonstra preocupação para os impactos, principalmente nas periferias.

“Eu tenho que dosar isso um pouco, porque, nessas regiões mais carentes, quem vai ter que doar os EPIs é o governo. Então, eu estou avaliando exatamente isso”.

Segundo Ibaneis, a flexibilização do comércio ocorre “de forma controlada”. Questionado sobre os setores que seriam os últimos a abrir, ele citou as escolas.

“Eu não calculo que nenhum setor seja tão mais perigoso do que os outros. O que eu levo muito em consideração são as escolas (…) a previsão nossa de abertura de escolas é só a partir do dia 1º de agosto.

As aulas presenciais no DF estão suspensas desde 11 de março. O ano letivo será retomado na rede pública do DF em 29 de junho, no entanto, as atividades à distância, sem aferição de frequência, começam na próxima segunda-feira (22), “como uma maneira de testar o modelo”.

Com informações de G1

Foto: Mega News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*