«

»

mar 04 2021

Ibaneis espera vacinação do público em geral a partir de abril

O governador do Distrito Federal,Ibaneis Rocha (MDB), afirmou, hoje (4), que “espera já ter a partir de abril a vacinação do público em geral” contra a Covid-19. Segundo ele, pessoas com 65 anos ou mais e algumas categorias de serviços essenciais devem começar a ser imunizadas ainda em março.

A declaração ocorreu em entrevista ao jornal Correio Braziliense, no início desta tarde. O governador não detalhou de que forma o público em geral está dividido, mas destacou que a inclusão será “progressiva, vacinando grupos mais vulneráveis”.

O governador ainda disse que estuda a possibilidade de reabrir academias e escolas na próxima semanaDesde domingo (28), o funcionamento de serviços não essenciais está restrito, devido ao agravamento da pandemia na capital.

Ao comentar a ampliação do grupo prioritário da campanha de vacinação, Ibaneis citou que conta com o cumprimento do cronograma de entregas de vacinas pelo Ministério da Saúde, e que mantém contato constante com o ministro Eduardo Pazuello.

“Está previsto que sejam distribuídas, ainda no mês de março, 38 milhões de doses [no País], o que chegaria aqui no Distrito Federal em torno de 600 mil doses e a gente teria condições de vacinar o público nosso acima de 65 anos”, disse Ibaneis.

Questionado sobre a vacinação da faixa etária de 60 a 64 anos, o governador afirmou que “quem está nessa faixa de 65 pra baixo, entra nesse grupo que vai ser vacinado de forma geral, porque não tem mais a questão da limitação da idade”.

“Acreditamos que, a partir de abril, já nas remessas que chegam em abril, a gente comece a vacinar o público em geral. A ideia é que de 65 [anos] para cima e comorbidades primeiro, e depois o grupo em geral“, afirmou.

Ainda de acordo com Ibaneis, a vacinação pode ser ampliada ainda em março para grupos de profissionais da área de educação, segurança pública e assistência social, incluindo ainda conselhos tutelares.

“A partir do momento da chegada dessas doses que estão programadas agora para março, nós queremos incluir também alguns grupos prioritários que fazem serviços essenciais. É o caso dos professores – que nós pretendemos retomar as aulas no momento que for necessário. Nós temos também os fiscais que trabalham na fiscalização, principalmente, na rua. Pessoal do DF Legal, policiais”, disse.

Conforme Ibaneis, a ampliação está sendo estudada pela Secretaria de Saúde. “Para que em cada fase dessas, a gente vá incluindo um desses grupos e diminuindo o risco dessa população que está em contato direto, prestando serviço”.

Questionado se poderá haver flexibilização das medidas restritivas que vigoram na capital desde domingo (28), Ibaneis não descartou reaberturas. “Estamos pensando em abrir academias e escolas particulares. Isso tudo vai ser estudado até amanhã [sexta]”, disse.

Entre os fatores que podem influenciar na decisão, o chefe do Executivo citou a taxa de transmissão do novo coronavírus, que chegou a 1,8 na terça-feira (8). O índice é o maior de 2021, segundo o GDF. A taxa acima de 1 representa tendência de avanço da contaminação.

O governador mencionou ainda a ocupação dos leitos de UTI, que está acima de 90% desde o final de fevereiro. Ibaneis informou que o GDF deve ampliar as vagas, criando dois hospitais de campanha – um deles no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, e em outro ginásio, no Gama – além de ampliar a capacidade em Ceilândia.

De acordo com Ibaneis, os leitos estarão disponíveis “em 20 dias a partir da licitação”, que deve ocorrer “em uma semana”. A previsão é de oferecer mais 300 leitos na capital. “A expectativa é de que a gente desafogue a procura [por leitos] e possa uncionar com normalidade no DF”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*