«

»

out 29 2020

Ibaneis nomeia 426 profissionais nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou a contratação de 86 profissionais na área de saúde, entre médicos, técnicos e profissionais da área administrativa. A educação pública do DF também será reforçada com 184 professores da educação básica.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por sua vez, ganhou o reforço de 156 novos aprovados no concurso da pasta, realizado no ano passado.

Todos os profissionais da saúde nomeados foram aprovados no concurso público de 2018. Para o secretário da pasta, Osnei Okumoto, o governo local tem se empenhado em ampliar os serviços e dar condições aos servidores trabalharem. “Estamos cumprindo aquilo que foi prometido a todos, que é o chamamento para os cargos em vacância na Secretaria de Saúde. Com isso, a pasta estará sempre mais forte e oferendo o melhor serviço à população do Distrito Federal”, destacou.

A contar da data da nomeação, os profissionais têm até 30 dias para tomar posse. Após essa etapa, terão cinco dias para entrar em exercício. A data do curso de acolhimento para novos servidores, que é obrigatório, ainda será definida.

Em 2020, a Secretaria de Saúde (SES) convocou um total de 1.106 servidores, sem contar esse último chamamento. Ao todo, foram nomeados 824 médicos, 207 enfermeiros, 74 especialistas em saúde e um técnico. Já em 2019, foram nomeados 376 profissionais de saúde, sendo 200 médicos, 131 técnicos de enfermagem, 27 especialistas em Saúde e 18 enfermeiros.

Serão chamados também 84 técnicos de nível médio, dos quais 74 são agentes sociais da ampla concorrência, sendo 10 pessoas com deficiência (PCD); e mais 10 cuidadores.

Setenta e dois especialistas de nível superior também chegam para ajudar na recomposição do quadro. Desses, 30 assistentes sociais (2 PCD), 17 psicólogos (3 PCD), dez educadores sociais (2 PCD), 3 administradores,dois contadores, um economista,um estatístico,dois especialistas em Direito e Legislação e um pedagogo.

“É um trabalho para reforçar o atendimento à população, principalmente no próximo ano, quando os efeitos econômicos da pandemia podem afetar a quem mais precisa”, aponta Ibaneis.

“Assim que nossa gestão assumiu a secretaria, em maio, já nomeamos 91 servidores deste concurso. Esses novos trabalhadores vão atuar direta ou indiretamente na proteção às famílias e na garantia de direitos do cidadãoMayara Noronha, secretária de Desenvolvimento Social.

Durante o curso de formação profissional dos aprovados, o GDF pagou uma ajuda financeira a 757 candidatos. O valor da bolsa foi de 50% da remuneração prevista no edital normativo para o cargo.

Atualmente, a rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Distrito Federal conta com 67 unidades de gestão direta da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Com informações de Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*