«

»

mar 13 2019

IBGE: Produção industrial tem queda acentuada em janeiro

A produção industrial brasileira registrou queda de 0,8 por cento em janeiro na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É a leitura mais fraca desde setembro de 2018, quando a produção contraiu 1,9 por cento, e anula o ganho de 0,2 por cento registrado em dezembro.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve recuo de 2,6 por cento, pior taxa para o mês de janeiro desde 2016 (-13,4 por cento).

“Apesar da mudança de governo, nada mudou para indústria. As expectativas dos empresários até melhoraram, mas isso na prática não se realizou ainda para a indústria”, disse o gerente da pesquisa no IBGE, André Macedo.

“A indústria começa 2019 praticamente inalterada em relação ao quadro de 2018”, explicou. “A crise na Argentina, o mercado de trabalho com quase 13 milhões de desempregados e uma confiança que ainda não se concretizou explicam esse quadro da indústria brasileira.”

Em 2018, a atividade industrial perdeu força ao longo de um ano marcado por incertezas em torno da eleição presidencial, greve de caminhoneiros e recuperação lenta do mercado de trabalho, além de uma crise na Argentina.

Entre as categorias econômicas, o destaque em janeiro foi a contração de 3,0 por cento na produção de Bens de Capital, uma medida de investimento, sobre o mês anterior, no terceiro resultado negativo seguido.

Os dados do IBGE também mostraram que, entre os ramos pesquisados, 13 dos 26 apresentaram perdas. A maior influência negativa coube a produtos farmoquímicos e farmacêuticos, com queda de 10,3 por cento.

Pesquisa Focus do Banco Central mostra que a expectativa dos economistas para a indústria neste ano é de uma expansão de 2,80 por cento, acelerando a 3,00 por cento em 2020.

Fonte: agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*