«

»

nov 29 2017

IGP-M sobe 0,52% em novembro ante 0,20% em outubro

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) acelerou a alta para 0,52% em novembro ante 0,20% em outubro, divulgou hoje (29), a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado veio acima da mediana das estimativas de 0,45% calculada pelo Projeções Broadcast. De acordo com o levantamento feito com 34 instituições, o intervalo das projeções ia de 0,25% a 0,59%.

“A virtual estabilidade da confiança no mês não altera o quadro positivo dos indicadores nos últimos meses. A evolução desde o início do segundo semestre revela um processo mais equilibrado entre a percepção empresarial sobre as condições correntes e suas expectativas para os próximos meses, padrão que não era observado anteriormente. A melhora do ambiente de negócios é também mais espalhada entre os segmentos. A maior convergência nas avaliações empresariais reforça os sinais de ampliação do ritmo de atividade do setor para os próximos meses”, avaliou Silvio Sales, consultor do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV).

Houve redução na confiança em sete das 13 principais atividades pesquisadas em novembro. O Índice da Situação Atual (ISA-S) recuou 0,8 ponto, enquanto o Índice de Expectativas (IE-S) avançou 0,7 ponto.

Os preços dos produtos agropecuários no atacado mensurados pelo IPA Agropecuário subiram 0,61% em novembro, após registrarem alta de 0,76% em outubro, informou a FGV. Já os preços de produtos industriais medidos pelo IPA Industrial avançaram 0,68% depois de terem registrado uma pequena deflação de 0,03% no mês passado.

Os preços dos bens intermediários subiram 1,93% em novembro ante avanço de 0,95% em outubro. Já a variação dos bens finais foi de alta de 0,50%, após elevação de 0,39% no mês anterior. Os preços das matérias-primas brutas recuaram 0,68% neste mês, deflação menor do que a observada (-1,05%) em outubro.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) apresentou avanço de 0,66% em novembro. No ano até novembro, o IPA-M tem queda de 3,74%. Em 12 meses, o indicador acumula um recuo de 3,07%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*