«

»

jan 12 2018

Imperdível! A partir do dia 16, obras completas de Athos Bulcão expostas no CCBB

A partir desta terça (16), estará aberta no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília a exposição “100 anos de Athos Bulcão”, realizada pela Fundação Athos Bulcão e produzida pela 4 Art. Esta produção irá percorrer as unidades do CCBB Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Com curadoria de Marília Panitz e André Severo, a exposição exibe mais de 300 trabalhos de Athos Bulcão, grande parte do acervo da Fundação.

Apresenta ao público um amplo panorama de sua criação entre os anos de 1940 e 2005.Igrejinha 01.1_230x2000

Além disso também serão apresentados trabalhos de artistas que, de uma maneira mais direta, conviveram com ele, no ateliê e nos chás. Há também obras de artistas mais jovens, muitos nascidos em Brasília, que reconhecem a influência do mestre pelo convívio cotidiano com suas obras públicas.

Dividida em núcleos, “100 anos de AthosBulcão” vai além da arte da azulejaria: destaca também a pintura figurativa do artista realizada nos anos 1940 e 1950, antes de Brasília.

Outro aspecto da exposição é a interatividade, desenvolvida a partir do caráter urbano e democrático da obra pública de Athos Bulcão inserida nas cidades. Através de um aplicativo criado especialmente para a mostra, o público será convidado a interagir e apropriar-se de projetos.

Como num jogo, os azulejos de AthosBulcão poderão ser “colocados”em qualquer espaço como, por exemplo, a casa do “jogador”.

A realização de mesas-redondas com os curadores e convidados especiais que irão dialogar com os visitantes sobre a vida e obra de Athos Bulcão completam a programação.

A primeira mesa-redonda acontece no dia 17 de janeiro, às 17h com a presença dos curadores, Marília Panitz e André Severo, Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, além de vários artistas da cena brasiliense.

SERVIÇO

100 anos de Athos Bulcão

Visitação: de 16 de janeiro a 01 de abril de 2018

Mesa Redonda: 17 de janeiro às 17h no hall do CCBB

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 | Brasília (DF) – (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br– Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia e twitter.com/CCBB_DF

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*