«

»

jul 10 2018

Indicador antecipa menor contratação no mercado de trabalho

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) teve, em junho, mais uma queda. É a quarta vez seguida e mostra um menor ritmo de contratação no mercado de trabalho no primeiro semestre, informou hoje (10) a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O IAEmp recuou 5,6 pontos, com 95,5 pontos em junho, número próximo a janeiro de 2017, quando estava em 95,6 pontos.

“A queda do indicador mostra a perda de confiança de uma maior geração de emprego ao longo dos próximos meses. O crescimento econômico está abaixo do previamente esperado e, com isso, a consequência deverá ser uma menor contratação”, disse, em nota, o economista da FGV/Ibre Fernando Barbosa Filho.

“A taxa de desemprego ainda elevada e a recuperação mais lenta da atividade econômica se refletem na estabilidade do índice em relação ao início do ano. Esta estabilidade mostra que a situação atual do mercado de trabalho continua difícil, principalmente para as classes de baixa renda”, afirmou Barbosa Filho.

A greve os caminhoneiros ainda não se refletiu na taxa de desemprego do trimestre encerrado em maio, que caiu a 12,7% diante do desalento dos trabalhadores, que desistiram de procurar uma vaga em meio à atividade econômica fraca, segundo o IBGE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*