«

»

jun 27 2022

Índice de Custo de Construção dispara 2,8% em junho; resultado puxado pela mão de obra

Índice Nacional da Construção Civil sobe 0,72% em janeiro | Agência Brasil

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) subiu 2,81% em junho, percentual superior ao apurado no mês anterior, quando o índice registrou alta de 1,49%, mostram dados divulgados hoje (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com o resultado, o índice agora acumula alta de 7,2% no ano e de 11,75% em 12 meses. Em junho de 2021, o índice subiu 2,3% e acumulava alta de 16,88% em 12 meses.

No mês, a taxa do índice relativo a materiais, equipamentos e serviços passou de 1,55% em maio para 1,4% em junho. Já o índice referente à mão de obra foi o principal responsável pela aceleração do indicador ao saltar 4,37%, após variar 1,43% em maio.

A taxa correspondente a materiais e equipamentos variou 1,58% em junho, após subir 1,67% no mês anterior. Dois dos quatro subgrupos componentes apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, destacando-se equipamentos para transporte de pessoas, cuja taxa passou de 2,37% para 0,33%.

A variação relativa a serviços passou de 0,92% em maio para 0,5% em junho. Nesse grupo, vale destacar o recuo da taxa do item aluguel de máquinas e equipamentos, que caiu de 2,36% para 0,88%.

A FGV também divulgou o ICST (Índice de Confiança da Construção), que subiu 1,2 ponto em junho, para 97,5 pontos, com a manutenção do dado positivo apurado no primeiro semestre e a percepção de que o crescimento do ano passado se estendeu, alavancado pelos investimentos do mercado imobiliário e da infraestrutura. 

Para Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), o otimismo do segmento no último ano é claro, com melhora de quase todos os indicadores. No mês, a alta do índice foi influenciada pela melhora tanto das avaliações sobre o momento quanto das perspectivas para os próximos meses.

O ISA-CST (Índice de Situação Atual) subiu 1,4 ponto, para 93,9 pontos, resultado influenciado principalmente pela melhora das avaliações dos empresários sobre a situação atual dos negócios, que subiu 2,1 pontos, para 91,8 pontos. O indicador que mede a carteira de contratos permaneceu relativamente estável ao variar 0,5 ponto, para 95,9 pontos.

O Nuci (Nível de Utilização da Capacidade Instalada) da construção subiu 1,1 ponto percentual, para 77,1%, enquanto o Nuci de mão de obra e o de máquinas e equipamentos também aumentaram 0,9 e 0,7 p.p, para 78,4% e 72,3%, respectivamente.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*