«

»

jul 02 2014

INDÚSTRIA CAI NO PRIMEIRO SEMESTRE E AMEAÇA PIB

A produção industrial brasileira caiu 1,6% nos cinco primeiros meses do ano e este é um forte indicador de que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil este ano será muito baixo.

A indústria fechou o mês de maio com queda de 0,6%, em relação ao mês de abril, na série livre de influências sazonais, registrando a terceira taxa negativa consecutiva nesta base de comparação.

Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Brasil, divulgada hoje pelo IBGE.

A pesquisa indica que, na comparação com o mês de maio do ano passado, a retração da indústria do país é ainda maior: -3,2%.

No acumulado dos últimos 12 meses (taxa anualizada), a indústria apresenta o único resultado positivo: ligeira alta de 0,2%; com a média móvel trimestral fechando também negativa em 0,5%.

A queda de 0,6% de abril para maio reflete a queda na produção de 15 dos 24 ramos pesquisados, de abril para maio, e em três das quatro grandes categorias econômicas.

Segundo o IBGE, entre as atividades, as principais influências negativas foram registradas pelos itens coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,8%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,9%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*