«

»

out 21 2014

INFLAÇÃO DE 6,62% EM 12 MESES VAI INCOMODAR DILMA

A presidente Dilma Rousseff vai entrar no debate da sexta-feira à noite, na Globo, com a fragilidade de ver a inflação dos últimos 12 meses atingir a faixa de 6,62%, acima do teto da meta fixada pelo Banco Central, que é de 6,50%.

O concorrente, Aécio Neves (PSDB) certamente destacará que a prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), registrou uma taxa de 0,48% em outubro deste ano.

O resultado é superior ao 0,39% da prévia de setembro e igual à taxa observada na prévia de outubro do ano passado. O dado foi divulgado hoje pelo IBGE.

O IPCA-15 acumula taxas de 5,23% no ano e 6,62% no período de 12 meses.

O IPCA-15 mede a variação dos preços no mercado varejista. Reflete o aumento do custo de vida da população.

Os gastos com alimentos foram os principais responsáveis pela alta da prévia da inflação oficial. O grupo de despesas alimentação teve taxa de inflação de 0,69%, influenciada principalmente pelo aumentos de preços de 2,38% das carnes, de 3,52% da cerveja, de 1,75% do frango e de 1,35% do arroz.

O grupo de despesas habitação também teve influência relevante na prévia da inflação oficial de outubro, com uma taxa de 0,8%. Os consumidores sentiram impacto principalmente da energia elétrica (com alta de preços de 1,28%) e de gás de cozinha (de 2,52%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*