«

»

ago 18 2018

IV Bienal Brasil do Livro e da Leitura começa hoje no Centro de Convenções

bienal

O maior evento dedicado às letras na região central do Brasil, a IV Bienal Brasil do Livro e da Leitura começa hoje, e segue até o dia 26, no Convenções Ulysses Guimarães. O evento, de 9H às 22h, é gratuito,mediante cadastramento que pode ser feito pelo site, pelo aplicativo do evento ou na entrada da Bienal.

No encontro, mesas de debates, lançamentos de livros, encontros com escritores, apresentações artísticas, homenagens e uma grande diversidade de estandes de editoras e livrarias, apresentando lançamentos e títulos inéditos.

O evento trará pela primeira vez ao Brasil autores como o premiado nigeriano Chigozie Obioma – do romance “Os Pescadores”, elogiado pela crítica literária como sendo “’O Caçador de Pipas’ africano”. 

A 4ª Bienal é promovida pela InterCult – Gestão e Produção Cultural, com direção geral de Suzzy Souza e curadoria dos jornalistas e escritores Sergio Leo e José Rezende Jr e da tradutora Lídia Luther.

A grande homenageada do evento será uma mulher que tem dedicado sua vida a derrotar preconceitos, tornando-se uma educadora reconhecida no Brasil e no exterior. A brasiliense Gina Vieira Ponte é criadora do premiado projeto “Mulheres Inspiradoras”, que incentiva a leitura de grandes autoras da literatura mundial e brasileira e instiga as crianças e adolescentes a contarem a própria história. A professora Gina fará a palestra de abertura da 4ª Bienal hoje, às 19h.

Além das mesas e encontros com escritores, lançamentos e espaços especiais como Espaço HQ e Espaço Z, a Bienal reserva uma série de atividades artísticas e culturais para o público infantil e infanto-juvenil, como apresentações teatrais, exibições de filmes, contação de histórias e muito mais.

Também será oferecido o Cine NOW, com uma programação cinematográfica composta de títulos que dialogam com a literatura, shows musicais em pequeno e grande formado, seminários de Educação e Serviço Social, Café Literário, Mercado Literário (com a participação de mais de 60 expositores), Oferta de Vale Livro (para professores da rede pública de ensino adquirem obras de sua escolha), campanha Inspire os Outros (voltada para ações visando a sustentabilidade), entre várias outras iniciativas.

Não haverá cobrança de ingressos, mas algumas atividades seguirão critérios determinados para entrada do público. Para as mesas, debates e encontros com autores será necessário retirar um voucher no guichê de atendimento ao público – os vouchers começam a ser distribuídos duas horas antes de cada atividade. Para os seminários de Educação e Serviço Social, é preciso fazer inscrição através das redes sociais e do site do evento para garantir a vaga.

O mesmo vale para as oficinas (que acontecerão em quase todos os eixos de ação da Bienal): credenciamento prévio de acesso. A programação infantil e infanto-juvenil terá reserva especial para escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, que deverão se cadastrar e solicitar agendamento no site da Bienal. O restante da programação terá entrada livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*