«

»

ago 27 2018

Jucá deixa liderança do governo; não concorda com medidas sobre venezuelanos

O senador Romero Jucá (MDB-RR) anunciou hoje (27) que deixou a liderança do governo no Senado por não concordar com a forma como o Palácio do Planalto tem conduzido a crise dos imigrantes venezuelanos em Roraima.

Ele comunicou a decisão pessoalmente ao presidente Michel Temer, em reunião no Planalto, na qual entregou um carta, divulgada  para a imprensa.

Candidato nas eleições de outubro a um novo mandato de senador por Roraima, ele defende que o governo federal feche a fronteira do estado para venezuelanos. Temer afirmou em mais de uma oportunidade que não cogita fechar a fronteira.

Roraima é a principal porta de entrada dos imigrantes venezuelanos no Brasil. O estado tem enfrentado dificuldades para lidar com o volume de estrangeiros, que deixam o país vizinho para fugir da crise econômica e social.

“Acabo de comunicar ao presidente Michel Temer que deixo a liderança do governo por discordar da forma como o governo federal está tratando a questão dos venezuelanos em Roraima.”, afirmou o senador em sua conta no Twitter. Depois ele deu uma entrevista no Palácio do Planalto.

Na carta enviada para Temer, Jucá afirmou que é obrigação do governo zelar pelos interesses dos estados da federação.
“Somos uma República federativa, a obrigação precípua do poder central é cuidar dos entes federados, do bem-estar, e da segurança da população, não se apegando a interesses internacionais em detrimento da realidade, do bom senso e da responsabilidade com o nosso povo”, disse o senador.
Jucá é um dos principais aliados de Temer na política. Ele foi ministro do Planejamento no início do mandato do presidente, logo após o afastamento de Dilma Rousseff, em 2016. No entanto, deixou o cargo de ministro em seguidaao aparecer em áudios do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado sugerindo um “pacto” para barrar a Lava Jato.
Na carta enviada a Temer, ele disse que sente “orgulho por tudo que conseguimos realizar nesses dois anos de governo”.

No entanto, segundo ele, o posto de líder do governo não combina com as cobranças que ele faz com relação à crise dos imigrantes em Roraima.

“Entre o posicionamento em defesa de Roraima, e as ações do governo federal, não titubeio em ficar ao lado do nosso povo e do estado que represento”, disse Jucá.

O senador ressaltou que a decisão não é um rompimento político com Temer. Jucá preside o MDB, mesmo partido de Temer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*