«

»

maio 24 2016

JUCÁ NÃO TEM MAIS VOLTA

MAGNO MARTINS (Do Blog do Magno)

A situação do ministro Romero Jucá é insustentável.

Para não constranger nem atrapalhar o presidente Michel Temer, ele se antecipou e saiu de licença, mas não existe licença ministerial. Ou é ministro ou não.

Jucá quer criar um meio termo que não existe.

A sua queda, sendo o primeiro de uma penca de sete ministros citados ou denunciados na operação Lava-Jato, é a crônica de uma saída antecipada.

Custo a acreditar que Temer não tinha conhecimento das implicações do auxiliar no esquema da Petrobras.

Tanto tinha que, numa entrevista à Globo News, quando provocado sobre as denúncias que pesavam contra Jucá, Temer afirmou confiar na versão dele de que o dinheiro doado por empresas envolvidas no desvio fenomenal da Petrobras tinha sido devidamente registrado, estando na prestação de contas da sua campanha à justiça eleitoral.

Temer confiou e arriscou, como está arriscando com Henrique Eduardo Alves e mais cinco ministros citados na Lava-Jato.

Jucá era tudo que o PT queria neste início de Governo Temer, para instalar um clima tenso e de instabilidade.

Mas o presidente tem como se livrar do problema. Basta afastá-lo sumariamente e definitivamente do cargo.

Não pode cometer o pecado de Lula e Dilma, que passavam a mão na cabeça de ministros envolvidos em todo tipo de gatunagem, deixando o Governo sangrar. Quando agia, já era tarde, o mal já havia se espalhado, provocando danos irreparáveis.

O PT já quer fazer de Jucá o Delcídio do Governo Temer, mas os casos são bem diferentes.

Então líder do Governo no Senado, Delcídio do Amaral tentou obstruir o andamento das investigações da Lava-Jato, facilitando a fuga do País de um investigado, sendo preso em flagrante.

Jucá fala em postergar, crime também grave, mas nem de longe algo que possa parecer com o crime tipificado por Delcídio.

Desenvolto no Congresso, Jucá vinha ajudando Temer na interlocução política com a Câmara e o Senado para aprovar esta semana a meta fiscal do Governo e em seguida as medidas necessárias ao ajuste fiscal, que passam também pela reforma da Previdência.

Até o momento, Temer tem acertado na economia, montando um time gabaritado, de altíssimo nível, mas seus pecados na política continuam um atrás do outro e podem ser fatais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*