«

»

jan 18 2020

Juiz nega pedido para suspender aumento nas tarifas de ônibus e metrô

Resultado de imagem para onibus na rodoviária de brasília

O juiz Roque Fabrício Antônio Oliveira Viel, da 4ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, negou pedido de suspensão do reajuste de 10% nas tarifas de ônibus e metrô da capital. A açãhavia sido apresentada por deputados distritais da oposição ao governo de Ibaneis Rocha (MDB).

Ao analisar o caso, o juiz entendeu que a ação popular é “inadequada aos fins a que se propõe”. Para o magistrado, os deputados não indicaram qualquer houve ilegalidade na atuação do GDF.

“O aumento das passagens não está sujeito a controle por meio de ação popular. Em tese, pode ser questionado por outra espécie de processo coletivo, destinada à defesa dos direitos dos passageiros – que são consumidores”, diz na decisão.

“Mas a ação popular, como pontuado acima, por ser vocacionada ao controle de atos que causem lesão ao patrimônio dos entes públicos ou ofensa à moralidade administrativa, não se presta à tutela pretendida”, continua.

O pedido dos parlamentares foi apresentado na quarta-feira (15). A ação foi assinada pelos deputados Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (Psol) e Reginaldo Veras (PDT)

No documento, eles alegavam que o “aumento da tarifa de transporte, além de penalizar toda a população do Distrito Federal, em especial os trabalhadores mais humildes que dependem do transporte público coletivo, também está maculado de vícios”.

“O que se extrai é pretensão de transferir ao usuário do serviço público de transporte coletivo a responsabilidade financeira pelo sustento do sistema”, dizia a ação.

Além de negar o pedido dos deputados, o juiz também extinguiu o processo.

Com informações de G1

Foto: Curta mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*